Fonte: www.mte.gov.br

Com a intenção de abrir espaço no mercado tradicional para produtos da economia solidária Minas Gerais realizou, de 16 a 19 de novembro, a III Feira Estadual de Economia Solidária e Ciclo de Debates, na Praça da Estação, em Belo Horizonte.

Na feira foram expostos os produtos fabricados pelos empreendedores locais de economia solidária. Contou com a presença de mais de 200 empreendimentos econômicos solidários das diversas regiões do interior do estado e 228 empreendimentos da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Além da comercialização, haverá diversificada programação cultural, com apresentações de teatro infantil, manifestações artísticas de todo o estado, e um espaço de recreação para as crianças.

Comércio justo – O apoio às feiras faz parte de uma proposta de promoção da Política Nacional de Comércio Ético Solidário e de Consumo Responsável, da Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como uma estratégia para fomentar a economia solidária e o comércio justo em todo o país.

A economia solidária é fruto da organização autogestionária de trabalhadores e trabalhadoras para a construção de novas relações econômicas e sociais, que propiciam a sobrevivência e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Essa nova prática de produção e consumo privilegia o trabalho coletivo, a autogestão, a justiça social, o cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade com as gerações futuras.