Fonte: Agência Adital

São esperadas cerca 500 pessoas de todo o País para participar do 3° Congresso Nacional da Cáritas Brasileira, em comemoração aos seus 50 anos de atuação no Brasil. O evento acontece de 08 a 12 de novembro, em Aracajú, Estado de Sergipe. Em seu Jubileu de Ouro, a Cáritas Brasileira comemora meio século de dedicação às pessoas empobrecidas e excluídas socialmente e a celebração será durante o evento que acontece na região Nordeste, onde a Cáritas tem sua marca registrada no apoio às iniciativas de convivência com o semi-árido.

Agricultores e agricultoras familiares, indígenas, assentados e assentadas, quebradeiras de coco, empreendedores, adolescentes, jovens, agentes da Cáritas, representantes das entidades-membros, além de parceiros nacionais e internacionais, devem participar do Congresso.

Durante o encontro, serão realizadas mini-assembléias que discutirão temas que vão desde mística e espiritualidade até os desafios para os próximos anos. A programação também conta com uma Feira de Economia Popular Solidária, onde haverá comercialização de produtos dos vários empreendimentos solidários e cooperativas acompanhadas pela entidade, além da troca de saberes e sabores. A feira funcionará nos dias 10 e 11 de novembro e será aberta ao público. Também serão realizadas apresentações culturais e artísticas.

No dia 12, à margem do Rio São Francisco, na Diocese de Própria, acontecerá a celebração eucarística em comemoração Jubileu de Ouro da Cáritas. Na ocasião, milhares de romeiros e romeiras participarão de um ato simbólico e recolherão um pouco da água do Velho Chico para levar como lembrança para seus estados, com o compromisso simbólico de cuidar e preservar a natureza.

A Cáritas foi criada em 12 de novembro de 1956 como um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e integra a rede Caritas Internationalis, presente em mais de 200 países. A entidade atua numa perspectiva ecumênica, estabelecendo parcerias com organismos nacionais e internacionais pelo resgate e defesa dos direitos humanos. A missão da entidade é “testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo a vida, promovendo e animando a solidariedade libertadora, participando da construção de uma nova sociedade com as pessoas em situação de exclusão social, a caminho do Reino de Deus”.

A entidade atua na defesa e promoção de direitos das populações em situação de exclusão social. Um dos programas nesta temática é direcionado às crianças, adolescentes e juventude. Este ano, a Cáritas desenvolve um projeto de combate à exploração sexual infantil e uma campanha pelo voto consciente dos adolescentes. Também são realizadas ações junto a grupos em situação de emergência e projetos voltados para a segurança alimentar em acampamentos e assentamentos da reforma agrária.

As principais mobilizações cidadãs impulsionadas pela entidade são: o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, luta contra a Alca (Área de Livre Comércio das Américas) e pela auditoria da dívida, Grito dos Excluídos e Excluídas, além da participação ativa na Semanas Sociais Brasileiras e nas Assembléias Populares. A Cáritas também atua na área de controle social por meio da participação em instâncias políticas como os Conselhos de Assistência Social, Reforma Agrária, Cidades e Economia Solidária.

Na perspectiva do desenvolvimento solidário e sustentável, a entidade promove a convivência com o semi-árido brasileiro (principalmente por meio de construção de cisternas, projetos produtivos e educação popular) e a economia popular solidária, com a organização de cooperativas e feiras de comércio justo. Mais informações sobre a entidade pelo site www.caritasbrasileira.org.