Fonte: Correio UNICAFES (comunicacao@unicafes.org.br)
O Programa Petrobrás Fome Zero, que possui foco no Desenvolvimento com Cidadania e prioriza ações educativas e de geração de trabalho e renda, selecionou, no dia 28 de setembro, o projeto “Fruticultura Sustentável no Cerrado Goiano”, elaborado pela Cooperafi (Cooperativa de Agricultura Familiar de Itapuranga), que atua no estado de Goiás e é filiada à Unicafes .
O projeto pretende desenvolver habilidades técnicas e gerenciais dos envolvidos, procurando alternativas para a gestão e práticas agrícolas tradicionais, rompendo o ciclo da dependência, os impactos ambientais e a exclusão social. O trabalho implantará a fruticultura irrigada e sustentável, apropriada à agricultura familiar e associada à mini-indústria para processamento de frutas.
Serão plantados 12,55 hectares de frutas, que serão distribuídas em 25 propriedades. A Agroindústria processará 100 toneladas de frutas por ano, além de capacitar profissionalmente 150 jovens e adultos em fruticultura. O projeto da Cooperafi prevê uma parceria com as 12 associações de produtores do município, formando 38 monitores comunitários, que multiplicará as técnicas de fruticultura sustentável.
O Diretor Presidente da Cooperafi, Mauro Pereira dos Santos, comenta que está muito feliz com a vitória. “É muito bom saber que nosso projeto foi escolhido entre mais de 4.500 inscrições de todo Brasil. Esse projeto só vai contribuir com os agricultores familiares, porque agora podemos industrializar nossas frutas e deixar de vender para os atravessadores. Isso é muito importante”, ressalta Mauro.
A Cooperafi conta com o apoio da Unicafes, da Prefeitura Municipal de Itapuranga, da Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado de Goiás (Fetaeg), da Cooperativa de Serviços Técnicos para o desenvolvimento Rural (Coostec), entre outros.