Fonte: Movimento Rio Carioca (movimentoriocarioca@yahoo.com.br)

A importância de trabalhos participativos teve início a partir do processo da redemocratização do país, abrindo espaço para um amplo debate – criando um grande desafio para os profissionais envolvidos em projetos sociais. A Constituição de 1988, a LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) e atualmente o Sistema Único de Assistência Social, fortalecem a participação popular desde da fase do diagnóstico das demandas, como também o controle social. Neste novo cenário, os profissionais se colocam diante de um grande desafio: O que é um planejamento participativo? Quais são os instrumentos que facilitam a reflexão grupal e o diagnóstico? O curso oferecido pretende abordar estas questões com uma reflexão atualizada, possibilitando através de aulas expositivas, debates, oficinas o estudo dos enfoques participativos no trabalho com a população.

Objetivo Geral

Trabalhar o diagnóstico, a elaboração e a gestão de projetos sociais participativos.

Objetivos

Discutir a participação como base de um processo de mudança.

Refletir sobre algumas metodologias participativas utilizadas: trabalho em grupo participativo, instrumentos de reflexão grupal e de planejamento.

Público alvo: Dirigentes, coordenadores, supervisores, assistentes sociais, voluntários de entidades sem fins lucrativos, estudantes e demais interessados pelo tema. Instrutora: Maria Cristina Salomão: Mestre em Serviço Social – PUC/RJ. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Veiga de Almeida. Coordenadora Geral de extensão da Universidade Veiga de Almeida. Assessora de diversos projetos sociais.

Programa do Curso

1- O conceito de participação.

2- Os diferentes níveis de participação.

3- O desenvolvimento de um processo participativo.

4- Algumas metodologias participativas.

5- Mestre em Serviço Social – PUC/RJ. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Veiga de Almeida. Coordenadora Geral de extensão da Universidade Veiga de Almeida. Assessora de diversos projetos sociais.

Informações gerais

Carga horária: 16 horas.

Data do curso: 21, 22, 23 e 24 de novembro de 2006.

Horário do curso: 13:00 às 17:00 horas.

Local do curso: Avenida Rio Branco, 257 – Sala 611 (esquina com Santa Luzia) – Cinelândia – Rio de Janeiro.

Investimento

Valor de R$ 200,00 (Duzentos reais). Para pagamento até o dia 13.11.2006:

1. Desconto de 10% para cada inscrição ou, para três ou mais inscrições pertencentes à mesma instituição desconto de 15%. OBS: Incluso no preço: material e Certificado.

Inscrições

Ligue para o telefone (21) 3285-0184 ou 2220-9133 (de segunda a sexta, das 10:00 às 17:00), ou envie um e-mail para: cursos@movimentoriocarioca.org.br (informando: nome, endereço, telefone de contato, e-mail, entidade onde atua e seu endereço, e como tomou conhecimento do curso), ou pelo site: www.movimentoriocarioca.org.br, acessando serviços/cursos. V A G A S L I M I T A D A S.

Forma de Pagamento

Uma única parcela a ser depositada na conta corrente no 13181-4 – agência no 3428-2 do Bradesco. O recibo de pagamento deverá ser enviado para o fax (21) 2220-9133 , ou para o e-mail: cursos@movimentoriocarioca.org.br com a identificação do depositante. Lembrete importante: 1. O Movimento Rio Carioca se reserva no direito de cancelar ou alterar a data marcada sempre que não atingir o número mínimo de alunos que viabilize a realização do curso ou oficina. Caso isto ocorra, a taxa de inscrição poderá ser devolvida. 2. Só será aceito o cancelamento de inscrições com 48 horas úteis de antecedência a data de início do curso.