Fonte: Correio Unicafes

A Unicafes participou da Exposustentat América Latina e Biofach, feiras que acontecem no período de 25 a 27 de outubro, em São Paulo, com a divulgação e exposição de produtos de 27 cooperativas associadas e cerca de 40 produtos, distribuídos na Sala Amazônia e Sala Nordeste/Cerrado. Entre os principais produtos apresentados pelas cooperativas associadas à Unicafes na feira, pode-se destacar: o açaí, o cupuaçu, o gergelim, o café do Pará e de Rondônia; o mel, o pólen, o artesanato, a polpa de umbu, derivados do babaçu, óleos essenciais, frutas desidratadas, poupas de frutas da Bahia, Maranhão, Pernambuco; e o gergelim do Goiás.

Os produtos e referências da Unicafes compõem os catálogos da Sala Amazônia e da Sala Nordeste/Cerrado. Também, foi distribuído um material com identificação da cooperativa, produto, e representante comercial.

Observa-se a crescente participação dos agricultores e artesãos no espaço da Biofach/Exposustentat, inserindo-os em espaços diferenciados para apresentação e comercialização de seus produtos. Os produtos orgânicos estão abrindo espaço nos mercados consumidores da Europa, para os produtos de origem brasileira que sejam socialmente justos, ecologicamente sustentáveis e economicamente viáveis.

O governo brasileiro tem desenvolvido apoio reconhecido para inserção dos produtos da agricultura familiar, através do MDA/SDT e SAF, MMA e Ministério da Integração.