Fonte: http://www.jornaldeararaquara.com.br/

A Coordenadoria de Economia Social e Solidária da Prefeitura de Araraquara está oferecendo o curso de Economia Solidária para grupos informais. Duas aulas foram realizadas nesta semana e outras o serão nos dias 24 e 26 deste outubro.

É a primeira etapa do curso direcionado para cooperativas e associações que se organizam com o apoio da Prefeitura, como a Acácia (Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Araraquara), o grupo de costureiras Transforme, a Associação dos Trabalhadores do Comércio Alternativo de Araraquara, o grupo Cozinha Cultural e os artesãos e o Clube de Trocas – grupo organizado pelos empreendimentos da cidade para o escambo.

As próximas etapas serão realizadas nos Assentamentos Bela Vista e Monte Alegre, nos mutirões da casa própria dos bairros Adalberto Roxo e São Rafael e nos Centros de Referência da Mulher e Afro.

O curso ministrado por Paulo Albano, mestrando em Economia Solidária pela Unesp de Marília, e Camila Capacle, da Coordenadoria de Economia Solidária, pretende ampliar o espaço de interação, aprendizado e desenvolvimento visando o fomento de políticas públicas nesse setor.

Potencial

Para Camila, todas as pessoas têm potencial para geração de renda própria e podem se organizar. “Nós queremos sensibilizar as pessoas em economia solidária, num âmbito de troca e ajuda entre os envolvidos, mostrar que todos podem produzir e comercializar seus próprios produtos”, diz.

Os assuntos serão abordados desde o conceito de Economia Solidária e como trabalhar dentro dela até a importância do trabalho em grupo e aplicação da autogestão.

Economia Solidária

A economia solidária é uma prática nova de produção, distribuição e consumo de produtos e serviços que se baseia na cooperação entre as pessoas, na responsabilidade com o meio ambiente e com as gerações futuras na promoção da dignidade e valorização do trabalho humano, autogestão, democracia e solidariedade propondo um novo valor cultural em que todos se beneficiam. Também é entendida como uma estratégia de enfrentar a exclusão social e a precarização do trabalho, sustentada em formas coletivas, justas e solidárias de geração de trabalho e renda.