Fonte: Secretaria Executiva do FBES (forum@fbes.org.br)

No dia 13 de outubro, a Agência de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional do Canadá e a Agência de Cooperação do Governo Brasileiro aprovaram o projeto de parceria entre o FBES (Brasil) e o Canteiro de Economia Social e Solidária (Québec – Canadá). O Instituto Marista de Solidariedade também apoiou o projeto ao assumir a personalidade jurídica do mesmo em nome do FBES.

Como primeira ação do projeto, uma delegação brasileira irá representar o FBES e participar da Cúpula e Feira Nacionais de Economia Social e Solidária, organizado pelo Canteiro em Montréal, Québec, nos dias 16 e 17 de novembro deste ano. Nesta ocasião, o FBES também irá participar da reunião do Conselho de Administração da RIPESS (Rede Intercontinental de Promoção da Economia Solidária) que ocorrerá nos dias 14 e 15 do mesmo mês.

Além disso, a delegação brasileira deve visitar experiências canadenses de Economia Solidária e debater a forma de aprofundamento da parceria entre os movimentos brasileiro e canadense de Economia Solidária.

Sobre o projeto de parceria

O projeto tem como objetivo central facilitar a transferência de experiências e expertises técnicas canadenses acumuladas no Chantier de l’économie sociale no campo da Economia Social e Solidária, focadas em elementos estruturantes para o desenvolvimento e consolidação da Economia Solidária no Brasil, tais como: utilização de novas tecnologias para comercialização; desenvolvimento regional; desenvolvimento sustentável; promoção da eqüidade de gênero e etnia no trabalho coletivo na Economia Solidária; finanças solidárias; marco jurídico.

Este objetivo se desdobra em três objetivos específicos:

  1. Permitir a transferência de conhecimento técnico canadense no campo do desenvolvimento de ferramentas e de políticas públicas em favor da Economia Social e Solidária;
  2. Permitir intercâmbios e fortalecimento dos laços entre o Brasil e o Canadá no campo da Economia Social e Solidária;
  3. Apoiar o processo de reestruturação e consolidação do Movimento de Economia Solidária do Brasil, através do apoio à preparação, acompanhamento e realização da IV Plenária Nacional de Economia Solidária no Brasil.
  4. Este é apenas o começo de uma parceria que deve se estender em vários campos, podendo inclusive envolver trocas comerciais entre empreendimentos e consumidores dos dois países, através do E-comércio.

    Veja abaixo algumas informações sobre o Canteiro de Economia Social:

    O Canteiro de Economia Social (Chantier de l’Economie Sociale)

    O Chantier de l’économie sociale é uma organização sem fins lucrativos administrada por representantes de redes de empreendimentos coletivos e entidades de apoio à economia social e solidária no Canadá. Sua missão é a promoção e o desenvolvimento da Economia Social e Solidária. O Chantier trabalha, portanto, para favorecer e apoiar a criação, o desenvolvimento e a consolidação de empreendimentos e entidades de economia social e solidária num amplo conjunto de setores econômicos.

    O Chantier oferece atividades de formação e de sensibilização em Economia Social e Solidária no Québec e em outras províncias do Canadá. Publicou diversos guias de formação, sendo que os mais recentes tratam da gestão financeira de empreendimentos coletivos. Também produziu recentemente um estudo para o governo canadense sobre o contexto relativo às políticas públicas existentes no campo da Economia Social e Solidária no Canadá, incluindo comparações com as políticas públicas de outros países.

    Desde a sua criação, há 10 anos atrás, o Chantier trabalha com organizações de mulheres nos níveis local e nacional. A participação feminina no movimento de Economia Social do Québec é importante: as mulheres são não apenas a maioria dos/as trabalhadores/as, como também a maioria dos/as gestores/as em vários setores de atividades. Organizações de mulheres são parte do Chantier e contribuem para a reflexão ações no campo do papel das mulheres dentro da Economia Social do Québec. O Conselho do Estatuto da Mulher do Québec (Conseil du Statut de la Femme) produziu um estudo recente sobre a relação entre mulheres e a economia social, um estudo no qual o Chantier contribuiu ativamente.

    O Chantier de l’économie sociale é reconhecido pelos governos da província do Québec e do Canadá como uma instituição com expertise em Economia Social e Solidária. O Chantier também trabalha há muitos anos na arena internacional: além de sua ação em prol da construção de redes internacionais de atores da economia social e solidária, há 8 anos o Chantier partilhou sua expertise de várias formas junto a atores governamentais e/ou da sociedade civil de diversos países, dos quais podemos citar a Argentina, o México, a França, o Brasil, a Nigéria, a República de Camarões e a Bélgica. Também foi convidado a contribuir com os trabalhos na OCDE e em outras instâncias internacionais no campo da inovação social e da economia social e solidária.