Fonte: Correio UNICAFES (comunicacao@unicafes.org.br)
A eleição para Presidente da República acontece no dia 29 de outubro. A Unicafes não poderia deixar de registrar que a atução do Governo Lula promoveu um importante apoio e desenvolvimento ao cooperativismo de agricultura familiar e economia solidária. Projetos como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Seguro da Agricultura Familiar, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Capacitação e Assistência Técnica, entre outros, beneficiaram milhares de famílias em todo o Brasil.
Quando Lula assumiu o governo, apostou na força produtiva da agricultura familiar e economia solidária. E os números demonstram seu empenho. Nos últimos três anos, mais de R$ 10 bilhões do Pronaf beneficiaram milhares de famílias de agricultores em 2006. O Seguro de Agricultura Familiar (Seaf) pagou na safra 2005-2006, cerca de R$ 370 milhões a agricultores familiares que tiveram perdas em suas lavouras decorrentes da estiagem.
Além das políticas públicas adotadas durante seu mandato, Lula participou de momentos importantes na história da Unicafes: em 2004, quando recebeu lideranças que discutiam a necessidade de criação de uma entidade de representação nacional das cooperativas de agricultura familiar e economia solidária; em 2005, durante a constituição da Unicafes; e em julho 2006, durante audiência pública no Palácio do Planalto, onde recebeu representantes das entidades e de movimentos sociais para a entrega da Pauta de Reivindicações 2006. Não podemos esquecer que no mesmo mês, o presidente Lula sancionou a lei que estabelece a Poltica Nacional de Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, atualmente Lei 11.322/06.
Diante de tudo isso, José Paulo Crisstomo Ferreira vem convidar os diretores e as diretoras das cooperativas e seus associados a apoiarem a reeleição de Lula. fundamental a mobilização do cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária, para garantir a continuidade de projetos que permitem produzir riqueza de forma justa e fazer com que essa riqueza seja partilhada por todos que trabalham.
Vamos s ruas levantar essa bandeira: Lula Presidente!