Fonte: www.mte.gov.br

Jovens da “Epidemia Skateboard” – marca criada por alunos da primeira edição do Consórcio Social da Juventude de Porto Alegre (RS) para o segmento de skate – promovem no dia 12/10, no Parque Marinha do Brasil, uma oficina com diversas atividades relacionadas ao esporte.

Na ocasião, serão demonstrados os produtos já produzidos pelo pequeno empreendimento, formado por 30 jovens que estudaram na primeira etapa do consórcio. São mochilas, camisetas, shapes (tábua do skate) e obstáculos modulados de pista.

O evento será aberto ao público, a partir das 15h30, e contará com a participação de vários atletas do skate gaúcho. Eles demonstrarão as principais manobras do esporte na pista que será instalada no local. Entre uma manobra e outra, o público presente poderá testar o esporte e os produtos da Epidemia Skateboard.

Uma pista de skate produzida por eles será colocada no parque para que os jovens participem da atividade esportiva. Haverá equipamentos de segurança e orientações de um atleta profissional. Além disso, as atividades serão monitoradas por professores de educação física e, as inscrições, gratuitas.

Empreendimento – A Epidemia Skateboard foi criada para produzir e comercializar produtos da linha de skate. A produção já foi iniciada e a expectativa é a de que as vendas sejam iniciadas em novembro.

Para montar o negócio, os jovens passaram por um processo de formação com aulas de administração e contabilidade, economia popular e solidária, além de capacitação técnica, como desenho e modelagem de calçados, costura, tecnologia da produção, operacionalização de máquina e prática de costura de bolsas e bonés, entre outros.

O consórcio de Porto Alegre e região metropolitana está na segunda edição. Desta vez, dois mil jovens dos municípios de Alvorada, Canoas, Guaíba, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Viamão, Cachoeirinha, Gravataí, Parobe, Porto Alegre e Santo Antonio da Patrulha serão formados. A primeira etapa qualificou 1.518 moças e rapazes e inseriu 514 no mercado de trabalho.

Os Consórcios Sociais da Juventude são uma das ações do Programa Nacional de Estimulo ao Primeiro Emprego (PNPE), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para capacitar jovens em situação de vulnerabilidade pessoal e risco social, e oferecer a eles a primeira oportunidade de emprego. Eles são realizados sempre em parceria com entidades não-governamentais, com a meta de inserir pelo menos 30% no mercado de trabalho.

Eles têm como objetivo qualificar jovens com idade entre 16 e 24 anos, de baixa renda, em situação de risco e vulnerabilidade social, com renda per capita familiar de até meio salário mínimo.