Fonte: Cáritas Brasileira

No dia 12/10 completam-se 514 anos da chegada dos europeus à América. Nesta data, movimentos sociais, entidades civis e organizações não-governamentais de 23 países realizarão a 8ª Jornada Continental do Grito dos/as Excluídos/as, reivindicando trabalho, justiça e vida. Desde 1999, o Grito convoca os cidadãos latino-americanos e caribenhos para que suas lutas se orientem pela transformação profunda e radical da sociedade e pela construção de um mundo melhor.

Na Guatemala, El Salvador e Honduras, o Grito será em defesa da vida e contra a mineração a céu aberto, as represas e o ataque à biodiversidade. Na Costa Rica, será contra os tratados de livre comércio. Na Nicarágua, a mobilização será pela nacionalização elétrica e contra a privatização da água. Os/as panamenhos/as são contrários/as à ampliação do canal do Panamá e reivindicam emprego digno.

As mobilizações continuam na Argentina, Bolívia, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai, entre outros. O Grito Continental surgiu após a iniciativa brasileira, que tradicionalmente realiza a mobilização no dia 7/9, Dia da Independência do Brasil.