Fonte: http://www.rondonoticias.com.br

A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico realizou na semana de 3 a 5 de outubro, a Primeira Oficina de Formação em Economia Solidária, na sede da União dos Voluntários de Rondônia – Uveron. A abertura do evento foi no dia 3, na Associação Comercial de Rondônia.

A palestra “Como organizar Feiras de Economia Solidária” pela especialista Shirley Silva, do Instituto Marista de Solidariedade de Brasília, antecedeu a semana do evento, no dia 28 de setembro.

A coordenação é do Fórum Rondoniense de Economia Solidária que reuniu empreendedores, gestores públicos, instituições de assessoria e fomento, além da sociedade em geral para discutir temas variados em torno da Economia Solidária e também fortalecer a atuação destas instituições proporcionando formação continuada e uma melhor organização dos empreendedores da rede de economia solidária.

De acordo com a programação, na terça-feira (03) aconteceu a abertura com a presença do prefeito Roberto Sobrinho e de várias outras autoridades quando foi feito também o credenciamento dos participantes. O dia começou com palestras sobre temas voltados para a formação da economia solidária, como Acúmulos e Desenvolvimento da Economia, que foi proferida por Maria Dalvani, representante dos Empreendimentos de Economia Solidária de Rondônia, Legislação Municipal de Economia Solidária – Elemento motivador e vigência pelo vereador José Wildes, Redes Solidárias – A importância das redes para a sustentabilidade dos empreendimentos, por Flávio Moraes da Semdes e Desenvolvimento Endógeno) – O papel da comunidade para o desenvolvimento, por Antônio Sena da Fazer/ FBES. Maria Dalvani de Souza falou sobre os principais conceitos de Economia Solidária, sobre empreendimento autogestionário, assessoria e qual é o papel do gestor público, além das metodologias de moeda de troca, comércio justo e feiras.

Na quarta feira (4), os debates seguiram com o tema Legislação municipal de Economia Solidária, por Maria Clarice Braga, na sede da Uveron pela manhã. À tarde, Antônio Sena e Flávio Moraes debateram o histórico do desenvolvimento local da economia solidária e as ações governamentais para este desenvolvimento. No último dia do evento os participantes discutiram os conceitos de cooperativismo, associativismo e a importância das redes para o seu crescimento.