Fonte: Info Ativo Defnet, por Paulo Virgilio – repórter da Agência Brasil

O Brasil ocupa uma posição de liderança na América Latina no desenvolvimento de softwares que permitem o amplo acesso de pessoas com deficiência à internet

O Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem um importante papel nesse processo, iniciado em 1993 com a criação do Dosvox, programa para microcomputadores da linha PC voltado para os deficientes visuais. Recentemente, o NCE desenvolveu o Motrix, software que permite às pessoas com deficiência motora grave, como tetraplegia e distrofia muscular, acesso amplo à escrita, leitura e comunicação pela internet.

“O Dosvox é um programa de síntese de voz que lê seqüencialmente a tela, de cima para baixo”, explicou o coordenador dos dois projetos do NCE, Antonio Borges, em entrevista hoje ao programa Redação Nacional, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. “Se a informação estiver mal organizada, o programa de voz vai ler aquilo fora de ordem e não vai fazer muito sentido para o usuário”, disse.

Segundo ele, hoje em dia os webdesigners devem levar em conta, ao criarem páginas de internet, o fato de que o conteúdo também pode ser acessado por deficientes visuais. “As imagens, por exemplo, não podem ser “traduzidas” pelo Dosvox, mas os textos-legenda sim”.

Já o Motrix foi desenvolvido para atender à necessidade de uma médica tetraplégica, que procurou o NCE em busca de uma solução que a permitisse usar o computador. O acionamento do sistema é feito através de comandos que são ditados no microfone, tornando viável ao portador de deficiência motora grave a execução de todas as operações normalmente realizadas num computador, mesmo as de maior complexidade física, como os jogos.

“É extraordinário você ver pessoas absolutamente debilitadas, com uma condição física inacreditavelmente precária, tendo acesso completo à informação. Isto é uma amplificação do ser humano”, disse Antonio Borges.

A partir do Motrix, ele desenvolveu outro programa, o Microfênix, que possibilita comandar o computador através de um simples murmúrio. “O programa exibe na tela uma série de opções e o usuário só precisa emitir um murmúrio para fazer sua escolha e abrir páginas da internet”, explicou o coordenador do NCE da UFRJ.

Toda essa tecnologia está disponível gratuitamente na internet. Os interessados em obter os softwares Dosvox, Motrix e Microfênix devem acessar o site www.intervox.nce.ufrj.br