Fonte: Andrea Narciso (andreapirapora@yahoo.com.br)

O Ministério do Meio Ambiente apresenta nesta quarta-feira o edital no valor de R$ 4,5 milhões para formação da Rede de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Extensão em apoio ao Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. Os recursos serão destinados ao apoio de projetos de pesquisa em rede interinstitucional e cursos de capacitação. A apresentação do edital será feita durante seminário, promovido pelo MMA, em comemoração ao dia do Rio São Francisco (4 de outubro). O evento será realizado, às 9h30, na Esplanada dos Ministérios – bloco B, Brasília.

Lançado no dia 22 de setembro, edital n° 35/2006, chamado Bacia do São Francisco, tem como objetivo a formação da rede de pesquisa. As propostas devem ser enviadas até o dia 6 de novembro para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Informações no site do CNPq ( www.cnpq.br ). O projeto da Rede prevê a formação de sub-redes temáticas para o desenvolvimento de pesquisa científica, de tecnologia e de atividades de extensão nos estados que integram a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. As sub-redes interinstitucionais de pesquisa deverão apresentar projetos voltados para o desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias na área de manejo, conservação e uso de recursos naturais, que tenham como objetivo gerar produtos, processos, serviços e ecotecnologias, bem como estudos do patrimônio arqueológico, paleontológico e espeleológico da Bacia do Velho Chico que contribuam com sua revitalização.

A Rede contará com o apoio financeiro do Ministério do Meio Ambiente, do Fundo Setorial de Recursos Hídricos do Ministério de Ciência e Tecnologia e do Ministério da Integração Nacional. O edital conta com três linhas de apoio: Conservação e manejo dos recursos naturais/Qualidade ambiental, Uso econômico sustentável de Recursos Naturais e Patrimônio arqueológico, paleontológico e espeleológico da Bacia do Rio São Francisco.

No seminário, será realizada a Plenária do Fórum de Articulação Nacional do Programa de Revitalização, que reúne representantes de diversos órgãos governamentais e da sociedade civil, integrantes do programa. Entre outros destaques da programação, constam a apresentação das Expedições de Fauna e a exposição fotográfica Imagens da Bacia do São Francisco Conhecer para Revitalizar. A exposição fica até o próximo dia 6.