Fonte: ventolunar_andrea@yahoo.com.br

O Nesol – Núcleo de Estudos e Práticas em Socioeconomia Solidária da UFSC convida a todos para participar do Encontro de Trocas Solidárias

Local: No hall do CEFET – Avenida Mauro Ramos – Centro Florianópolis – SC, ilha da magia,

Dia 07/10– sábado (vento solar branco) das 14:30 às 16:30 horas

A troca é o princípio da vida

Na Argentina, Bolívia, Colômbia, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Austrália, há centenas de milhares de pessoas que participam de encontros periódicos para trocar solidariamente seja, de forma direta e/ou com uso de uma moeda social. Em alguns casos, as trocas solidárias acontecem até 3 vezes por SEMANA suprindo as necessidades de alimentos, roupas, serviços, etc das pessoas que participam destes espaços.

No Brasil crescemos cada vez mais, atualmente temos as trocas solidárias organizadas nos Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Bahia,…

Aqui em Santa Catarina, precisamos multiplicar esta experiência e fortalecer nossa rede de trocas, que foi criada na última reunião do Fórum Catarinense de Economia Solidária, em julho de 2006.

O espaço das trocas solidárias é muito mais do que um lugar para fazer intercâmbio sem dinheiro. É uma festa onde as pessoas se conhecem, criam novos projetos e perspectivas, nascem novas amizades, se pratica a solidariedade, cresce a auto-estima, tanto no nível pessoal como comunitário…se complementa a economia formal com um sistema econômico mais orgânico, humano e sustentável, baseado na confiança e na cooperação. Se constrói as relações humanas e econômicas … onde prevalece um tempo em que o valor está nas pessoas e no trabalho delas.

O que pode ser trocado? Bens acumulados (aqueles itens – em bom estado de conservação e limpos – que estão sem utilidade; trazendo pras trocas você faz a energia circular e atende a necessidade de outra pessoa), por exemplo: roupas femininas, roupas masculinas, roupas infantis, utensílios domésticos, livros, cd’s, dvd’s, vinil, eletrodomésticos, revistas, livros, artesanatos, móveis, bijouterias, sapatos, computador, espelho, ferramentas, etc.

UTILIZE SUA CRIATIVIDADE:

* produzindo artesanato, alimentos, etc.

* se vc puder leve insumos, matéria-prima, como: verduras da sua horta, frutas do seu pomar ou do vizinho, kilos de alimentos, itens para artesanato;

*leve itens que possam servir de presentes para a época de natal.

Bens produzidos, alguns exemplos: mudas, sucos, bolos, geléias, granola, queijos, compotas, grãos, biscoitos, tortas, pães, verduras e hortaliças, artesanatos, perfumes, confecção, panos decorativos, luminárias, papel reciclado, instrumentos musicais reciclados, etc

Por amor, traga algum serviço ou produto feito por você para oferecer nas trocas e pense numa forma criativa de divulgá-los!!

Saberes e Serviços: massagens, fotografia, reparos diversos, eletricista, costuras, jardinagem, hospedagem, carpintaria, aulas de música, percussão, yôga, dança, consultorias, assessorias, reiki, massagem, música, serviços odontológicos, de costura, …

Aqui não usamos dinheiro, só a troca direta ou com a moeda social. É importante trazer algum tipo de alimento para trocar!

Traga, também seus instrumentos musicais, sua arte, sorrisos, bom humor, cooperação e solidariedade.

Mais informações

NESOL – Núcleo de Estudos e Práticas em Socioeconomia Solidária da Universidade Federal de Santa Catarina.

nesol_ufsc@yahoo.com.br, ventolunar_andrea@yahoo.com.br

Fone: (48) 3331-6657 com Andrea ou (48) 8814-3906