Fonte: Agência Sebrae de Notícias, por Tatiana Alarcon

Convênio assinado no dia 2 de outubro, entre Sebrae e Fundação Lindolfo Silva, vai criar ações para fortalecer o setor junto ao comércio justo e economia solidária

Com a proposta de desenvolver a agricultura orgânica familiar, o Sebrae firmou, nesta segunda-feira (2), em Brasília, um convênio com a Fundação Lindolfo Silva (FLS), vinculada à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). O acordo cria o ‘Programa de Oportunidades Comerciais para Pequenos Produtores Rurais – Programa de Agroecologia Familiar (Proaf)’, que vai desenvolver ações para fortalecer oportunidades de negócios junto ao comércio justo e à economia solidária.

Participaram do evento o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e o diretor-técnico, Luiz Carlos Barboza; o diretor-geral da FLS e vice-presidente da Contag, Alberto Ercílio Broch; o presidente do Conselho Curador da FLS, Antoninho Rovaris; a representante do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Luciana Botafogo, além de outras autoridades.

O presidente Okamotto ressaltou a importância da parceria para o desafio previsto. “Esperamos que este convênio dê os frutos do trabalho de três anos. Tenho certeza que, com essa parceria, vamos conseguir levar para o homem do campo novas metodologias, mais qualificação e melhores alternativas de comercialização, inserindo os agricultores brasileiros nos mercados nacional e internacional”, disse.

O convênio estabelece um plano de trabalho de implantação de sete projetos-piloto de agricultura familiar em seis estados. O foco é na organização dos produtores de orgânicos, tendo em vista o desenvolvimento da economia local. “A idéia é que esta ação sirva de base para o desenvolvimento de projetos futuros para a ascensão do setor”, explica Antoninho Rovaris.

Para isso, serão feitas capacitações em empreendedorismo, associativismo, acesso a mercados, liderança, além de outras ações relacionadas ao fortalecimento dos pequenos negócios rurais. “Trata-se de um projeto que vai exigir muito, para que os resultados buscados efetivamente aconteçam em todos os estados do País”, disse o diretor Barboza.

Entre as metas do convênio estão a capacitação de agroecologia de 4,8 mil produtores, de 60 técnicos e de 300 agentes de desenvolvimento, além de seis bancos de conhecimento locais e seis acervos bibliográficos, até setembro de 2009. De acordo com Alberto Broch, as metas previstas são de fundamental importância, mas a maior finalidade é aumentar cerca de 20% na renda familiar dos agricultores do projeto.

Também são parceiros do programa o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Cirad, organismo de pesquisa francês de apoio ao desenvolvimento da agricultura em regiões tropicais.

Serviço: Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7494