Fonte: Maria Dirlene Trindade Marques (dirlene@face.ufmg.br)

“Meu Rio São Francisco nessa grande turvação, Vim te dar um gole d’água e pedir sua benção!”

Entoemos nosso canto com o lamento dos pescadores e dos ribeirinhos, venham todos participar:

04 de outubro de 2006

15h30 – Concentração na escadaria da Igreja São José,

16h00 – Ato público:

17h00 – Celebração em homenagem ao Dia de São Francisco

Local: Belo Horizonte – Igreja São José

Av. Afonso Pena, esq. com Espírito Santo

Articulação Popular em Defesa do Rio São Francisco

Informações: (31) 3481-5420

Em muitos locais o povo vai pra rua mostrar sua posição contrária à transposição do São Francisco e de uma verdadeira revitalização. Manifestações em Pirapora, contra a transposição e a Poluição causada pela Votorantin Metais. Ainda em Manga e Januária.

Em Cabrobó, na Ilha da Assunção, dos Índios Truká, será realizado um grande acampamento de formação da região do Sub médio e Baixo SF.

Rio São Francisco completa 505 anos

Acontece de 4 a 7/10, em Cabrobó (PE), as comemorações pelos 505 anos do Rio São Francisco. O evento, que pretende pautar a opinião pública e pressionar o governo contra a transposição, vai reforçar a luta popular por uma verdadeira revitalização. A programação prevê mesa redonda e plenária de socialização. Haverá também várias oficinas com temáticas como revitalização, transposição e desenvolvimento do Semi-Árido. Nesta mesma data, no ano passado, centenas de pessoas participaram de um ato na cidade em defesa da vida do rio São Francisco e de D. frei Luiz Flávio Cappio, que fez uma greve de fome por 11 dias contra a transposição.

Histórico

Foi no dia 4 de outubro de 1501 que o português Américo Vespúcio, assessor científico do comandante Gonçalo Coelho, chegou à foz do rio São Francisco. Os índios o chamavam de Opará, ou “rio-mar”, mas como aquele era o dia de São Francisco, recebeu o nome cristão em homenagem ao santo. É neste dia também que frei Luiz faz aniversário, completando 60 anos de idade e 30 dedicados ao Velho Chico e à população ribeirinha.

Mais informações: Cáritas Regional NE3 (BA, SE) – (71) 3357.1667.