A Fundação Interuniversitária de Estudos Pesquisas sobre o Trabalho – Rede UNITRABALHO vem a público prestar os seguintes esclarecimentos à sociedade brasileira face às matérias publicadas hoje 20/09, pelo jornal Folha de São Paulo e pelo Site UOL, relativas a repasses de recursos pelo governo federal para o desenvolvimento de projetos e pesquisas desta Rede Universitária.

1) A UNITRABALHO é uma Rede Nacional de Universidades, fundada em 1996, que reúne atualmente 93 instituições de ensino superior, públicas e comunitárias, de todo o Brasil.

2) A UNITRABALHO, desde a sua fundação em 1996, recebeu recursos oriundos de convênios com governo federal e outros organismos públicos e privados, nacionais e internacionais, com o fim de desenvolver projetos de pesquisa e extensão em parceria com organizações governamentais e não governamentais.

3) A UNITRABALHO, ao longo de seus 10 anos de atividade, desenvolveu com êxito mais de 100 projetos financiados por organismos governamentais nacionais e por agências de cooperação internacional. São projetos nas áreas de Avaliação de Políticas Públicas, Educação e Trabalho, Saúde do Trabalhador e Economia Solidária que contribuem para a geração de trabalho e renda e melhoram as condições de vida de milhares de trabalhadores. Todos estes projetos tiveram suas prestações de contas auditadas e aprovadas pelos financiadores e órgãos de controle.

4) A UNITRABALHO executa seus projetos por meio de convênios com as universidades a ela agregadas, envolvendo professores e estudantes dessas universidades, possibilitando as indispensáveis atividades de pesquisa e extensão acadêmicas a um grande número de pesquisadores brasileiros.

5) A UNITRABALHO é uma instituição acadêmica, não vinculada a quaisquer partidos políticos e se pauta pela ética e transparência em suas ações.

6) O prof. Jorge Lorenzetti, docente da Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente licenciado, participou em conjunto com outros professores, pesquisadores e reitores de universidades brasileiras da constituição da Rede UNITRABALHO, fundada em 16 julho de 1996, e foi dirigente da instituição até 13/10/1996.

7) Após esse período, o prof. Jorge Lorenzetti exerceu a coordenação de relações internacionais da Rede, não atuando como representante da UNITRABALHO, junto a órgãos do governo federal. Desde o mês de março de 2005, o referido professor desligou-se de suas funções e não possui mais vínculos com a nossa instituição.

8) Sendo assim, a UNITRABALHO repudia veementemente quaisquer tipo de insinuações de favorecimento ou uso indevido de recursos públicos e coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

|||Prof. Dr. Nazem Nascimento||| Diretor Executivo