Fonte: Clovis Vailant (vailantc@hotmail.com), por Lygia Lima

A equipe da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis da Unemat (INCUBEESS), campus Jane Vanini, em Cáceres, esteve em Cuiabá ministrando a primeira etapa do curso de Metodologia de Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis. O curso faz parte do projeto “Incubar Incubadoras”, que tem o financiamento do FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) com recursos da Rede de Tecnologia Social (RTS).

O projeto Incubar Incubadoras utiliza e repassa a metodologia de incubação desenvolvida pela INCUBEESS (Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis) da Unemat, campus Jane Vanini, a partir da metodologia da Rede Unitrabalho para o CEFET – Cuiabá, UEMS (Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul), UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e para as equipes das cinco incubadoras em funcionamento e das duas incubadoras que estão em implantação por meio da Unemat.

Durante a primeira etapa do curso de metodologia ministrado em Cuiabá participaram 18 pessoas, sendo que 10 são da Unemat e vieram de vários campi da instituição, além de representantes da UFMT, da Faculdade Afirmativo, da Cooperativa de Assistência Técnica (Procede) que atua em projetos de consolidação de assentamentos, da Universidade Popular de Cuiabá, representantes da Delegacia Regional do Trabalho e a articuladora da feira estadual de economia solidária. Além do curso ministrado em Cuiabá nos dias 11,12 e 13 de setembro em Cuiabá, já ocorreram outras duas etapas do curso em Mato Grosso do Sul, uma em Dourados e outra em Maracaju. No CEFET – Cuiabá a primeira etapa já foi ministrada e a segunda esta programada para ocorrer entre 27 e 29 de outubro na sede do Centro na Serra de São Vicente (80 km de Cuiabá). A expectativa da equipe da Unemat que integra a Rede da Unitrabalho é que ao final do projeto a rede de Incubadoras da Unemat tenha saltado de cinco para sete e que sejam implantadas incubadoras na UFMT, CEFET – Cuiabá e 04 equipes de incubação em Mato Grosso do Sul, nos seguintes municípios: Dourados, Ponta Porã, Maracaju e Navirai, sendo que nestas últimas já existem trabalhos de incubação sendo realizado junto à catadores com o objetivo de incubar cooperativas populares.