Fonte: ww.mte.gov.br

O secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Paul Singer, ao participar do II Seminário Nacional do Cooperativismo na Mineração, destacou a importância da pequena mineração para a economia do país e enfatizou a necessidade de se construir políticas públicas para a economia solidária.

“Uma necessidade do setor se refere à qualificação profissional. Hoje, temos os Planos Setoriais de Qualificação (Planseqs) em desenvolvimento no MTE, e estamos construindo um específico para a economia solidária”, disse.

Ele explicou que o ministério vem investindo em qualificação na área da economia solidária, capacitando agentes de desenvolvimento local, que podem atuar nas pequenas mineradoras. A ação atingiu 116 comunidades quilombolas e 122 comunidades com população de segmentos específicos historicamente excluídos, como mulheres, indígenas, jovens, além de setores com alto potencial de desenvolvimento solidário.

O objetivo é promover ações para o desenvolvimento de atividades de geração de trabalho e renda nessas comunidades e territórios que possuam potencial para atividades econômicas, estimulando em especial a organização de empreendimentos coletivos solidários.

Para apoiar a organização de empreendimentos, 238 agentes de desenvolvimento solidário foram treinados pela Senaes, selecionados a partir de reuniões realizadas nas comunidades e que serão remunerados para executarem atividades de incentivo às práticas solidárias em suas localidades.

Os agentes são pessoas das próprias comunidades e terão como principal tarefa orientar, assessorar e acompanhar a constituição e fortalecimento de empreendimentos de economia solidária.

No seminário, promovido pelos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e das Minas e Energia (MME) e que termina hoje em Luziânia (GO), foram discutidas as barreiras que existem para a pequena mineração e como fortalecer o setor para impulsionar as atividades por meio das cooperativas e do associativismo.

Participam associações, cooperativas e sindicatos da mineração.