Fonte: Felipe Bannitz de Paula Machado (felipe_bannitz@yahoo.com.br)

O PESC- Programa de Extensão de Serviços à Comunidade da FEA-USP promove o Curso de “Economia Solidária, Desenvolvimento Local e Empreendedorismo Popular”.

O objetivo deste curso é introduzir o tema da Economia Solidária aos alun@s, professores e funcionári@s da USP e demais interessados na proposta de construção de alternativas de Desenvolvimento Sócio-econômico, baseadas na cooperação e preservação ambiental e, dessa forma contribuir para a mobilização de esforços para qualificar e implementar ações e projetos de extensão que busquem a construção de políticas públicas neste campo.

O curso é gratuito e composto por 4 oficinas presenciais de duas horas. A primeira oficina será realizada no dia 14 de setembro de 2006 (quinta-feira), das 16:00 ás 18:00, na sala, a ser confirmada, do prédio principal da FEA-USP.

Calendário: 14/09/2006- Mudança de Paradigma no Pensamento Econômico 21/09/2006- Diagnóstico da Economia Global: Os Círculos Viciosos de Concentração de Renda 28/09/2006- Desenvolvimento Local, Consumo Consciente e Desenvolvimento Endógeno 05/10/2006- Fomento ao Emprendedorismo Popular: Incubação de Empreendimentos, Microfinanças e Redes de Consumo

Palestrante: Felipe Bannitz de Paula Machado

Economista formado na FEA-USP, trabalhou 3 anos na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP (ITCP-USP) realizando ações e pesquisas na área de Microfinanças, Compras Coletivas e Desenvolvimento Local. Coordenou o projeto de Incubação de Redes Solidárias no PUC Nova Escola, atual ISES, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo e a Organização das Nações Unidas (ONU) no Programa Oportunidade Solidária. Trabalhou na Associação Bem Comum entre 2004 e 2005, preparando e aplicando oficinas de Alfabetização Econômica, Economia Solidária e Microcrédito e incubou empreendimentos de pessoas em situação de rua. Foi responsável pela área de Desenvolvimento Local Sustentável do Projeto Práticas Sustentáveis da AHPCE, em que também coordenou a elaboração de planos de negócios para Eco-empreendimentos Econômicos Solidários. Atualmente, é tecnico da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getulio Vargas (ITCP-FGV) que está implementando um Banco Comunitário no Centro de São Paulo e é instrutor de Empreendedorismo Popular e responsável por Captação de Recursos do Intituto Cireneu.

Para se inscrever no Curso, enviar um email para pesc@usp.br ou telefonar para o número 3091-9094 até o dia 13 de setembro. Após a inscrição enviaremos um e-mail para confirmar a sala em que será realizado o curso.