Fonte: www.mte.gov.br

Os ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e das Minas e Energia (MME) realizam, de 11 a 13 de setembro, o II Seminário Nacional do Cooperativismo na Mineração. O encontro discutirá as barreiras que existem na pequena mineração, a melhor forma de fortalecer o setor e impulsionar as atividades econômicas, sociais e culturais do segmento produtivo, por meio das cooperativas e do associativismo.

No Brasil, a pequena mineração é responsável pela extração de grande parcela das gemas, dos metais preciosos, dos minerais industriais e insumos para a construção civil do país.

O cooperativismo compreende empreendimentos que atendam às necessidades reais dos cooperados e remunerem adequadamente os cooperados.

O primeiro Seminário Nacional de Cooperativismo e Formas Associativas aconteceu em novembro de 2005, no MME, e reuniu mais de 350 participantes de 146 entidades.

O credenciamento deverá ser feito no domingo (10), a partir das 14h, no MME, na Esplanada dos Ministérios, Bloco ‘U’. O evento acontecerá em Luiziânia, a partir de segunda (11), no CTE/CNTI, na BR-040, quilômetro 9,5, e terá início às 8h.