Fonte: http://www.gazetasbs.com.br

A cidade recebeu dia 06 de setembro um Fórum de Economia Solidária com a presença de voluntários de Joinville, Araquari e Canoinhas. A presidente da Fundação Cidadania, Annelize Mallon, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Robertto Corrêa, e os diretores da secretaria municipal de Desenvolvimento Comunitário, Cleusa Vieira e Eliseu dos Santos, também participaram.

Inicialmente, o Fórum apresentou as principais características da Economia Solidária, que tem como premissas o trabalho voluntário e a valorização do ser humano, principalmente. Além disso, defende a cooperação, a solidariedade, a autogestão, a preocupação com a comunidade, o trabalho em rede, o consumo ético e responsável, a inclusão social e a preocupação com o meio ambiente.

Conforme o secretário Robertto, a idéia é implantar projetos de Economia Solidária em São Bento do Sul, com o envolvimento das secretarias municipais de Desenvolvimento Comunitário e Econômico e da Fundação Cidadania. “Proporcionar emprego e renda são os objetivos”, apontou.

Iniciativas já concretizadas e que mostram resultados eficazes nos municípios participantes foram apresentadas, como o Instituto Consulado da Mulher, de Joinville, que promove a cidadania e a emancipação feminina por meio da capacitação da mulher e do incentivo à geração de trabalho e renda.