Fonte: ITCP-COPPE-UFRJ

O Núcleo de Comunicação ITCP é um projeto que tem como proposta ampliar as ações da Incubadora na área de comunicação, incluindo a produção de material audiovisual orientada para a criação de uma rádio e uma televisão na web, com o objetivo de discutir políticas públicas voltadas para o cooperativismo e geração de renda, dar voz ao cooperado, divulgar os empreendimentos cooperativos, e documentar o que tem sido notícia no campo da autogestão.

Acesse a TV Cooperado e a Rádio Fala Cooperado em http://www.cooperativismopopular.ufrj.br/tv_radio.php

Sobre a Rádio-Web e a TV-Web

A Rádio-Web e a TV-Web serão duas vertentes de comunicação da ITCP, com programação variada entre debates, noticiários, aulas, dicas e documentários, a Rádio-Web e a TV-Web explorarão a Internet para propagar uma comunicação fugindo do senso comum, intermediando ITCP e cooperativas.

Sobre a Núcleo de Comunicação ITCP

O Núcleo de Comunicação ITCP é um projeto da própria Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, com a proposta de unir as diversas áreas de comunicação exploradas pela Incubadora.

Como projeto de extensão, o objetivo é intensificar a comunicação entre a rede de ITCPs e suas cooperativas, potencializar suas atividades e construir instrumentos de comunicação, fortalecer a cultura de comunicação dos cooperados e das cooperativas e aproximar unidades da UFRJ, ITCP NCE e ECO, na realização de projeto comum.

Sobre a ITCP

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) é um projeto de extensão da Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/ UFRJ), que tem como missão promover ações inovadoras para inclusão econômica e cidadã de setores empobrecidos e marginalizados da população.

Criada em meados de 1995, em resposta aos altos índices de desemprego verificados no Brasil, a ITCP, além de elaborar e introduzir no debate político a discussão sobre novas formas de estruturação do trabalho, também luta para derrubar barreiras e preconceitos históricos que costumam impedir a inserção social e econômica desses setores excluídos.

Pioneira como Incubadora de Cooperativas Populares, a ITCP trabalha com dois tipos de público alvo: o final, constituído por trabalhadores desempregados ou que atuam no plano da economia informal, e o constituído por órgãos governamentais, ONGs, empresas e pessoas físicas (voluntários), que atuam em projetos similares ou complementares, sempre objetivando atingir o público final.

A metodologia desenvolvida na COPPE/UFRJ foi repassada a diversas Universidades brasileiras e, hoje, dezesseis delas possuem Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, num espaço marcado pela neutralidade e imparcialidade.

Objetivos

O Núcleo de Comunicação possui objetivos internos e externos à universidade.

Entre os objetivos internos:

– Possibilitar aos alunos de jornalismo e rádio/tv experiência profissionalizante, através da prática como bolsistas.

– Aumentar a visibilidade dentro da universidade dos projetos de extensão.

– Promover a integração dos departamentos da UFRJ, através de parcerias entre os envolvidos na criação de produtos audiovisuais – NCE, ECO e Assessoria de Imprensa, além dos centros de pesquisas.

– Sensibilizar e atrair novos professores e alunos que se identifiquem com o trabalho da incubadora

Entre os objetivos externos:

– Veicular conteúdo que atenda às necessidades das comunidades marginalizadas.

– Possibilitar uma cultura multimídia nas comunidades carentes.

– Difundir e fortalecer a rede de incubadoras tecnológicas de cooperativas populares no território nacional, através da troca de informação, tecnologia e afeto.

– Comunicar a importância da universidade pública para a melhoria da sociedade, informando o sucesso das redes de empreendimentos.

Estrutura da área de Rádio e TV do Núcleo de Comunicação

Equipamento

O Núcleo de Comunicação possui:

Uma rede de computadores interligados;

Rede de Internet 24 horas;

Uma ilha de edição linear dvc pro / minidv;

Uma ilha de edição não-linear na base pc (em fase de montagem);

Um automóvel da ITCP;

Equipe

Dois alunos de jornalismo;

Um vídeo-maker;

Uma jornalista;

Uma analista de informação;

Um pesquisador

Uma aluna de projeto de produto

Uma aluna de comunicação visual

A Tv-Web|| Os programas da TV-Web são divididos em cinco diferentes lógicas de produção: noticiário, com o Jornal ITCP, documentário, com a CooperaTV, Dropes de políticas públicas e vídeos educativos. Os dois primeiros são de atualização semanal, os dropes são produzidos quinzenalmente, enquanto os produtos educativos fazem parte do acervo de vídeos sempre disponíveis na TV-Web.

O noticiário possui o formato de um telejornal, com duração de dez à quinze minutos. A fonte para o fluxo de notícias será a rede de ITCPs, cooperativas e comunidade. As notícias abrangem cultura, sociedade, trabalho cooperado, economia solidária e incubação. O formato documentário procura descrever o funcionamento das cooperativas, as experiências das comunidades e a fala dos cooperados. O limite de tempo está entre seis e quinze minutos.

O formato drops na verdade são comerciais durante a programação da TV-Web que abordam políticas públicas, cultura, utilidade pública entre outros. Além disso o drops será um espaço para divulgação em geral, como por exemplo, do acervo de vídeos da TV-Web. A duração de cada drops será entre 30 segundos e dois minutos.

Os programas educativos são disponibilzados no acervo da TV-Web. Eles possuem conteúdo de interesse da ITCP na formação dos cooperados para o trabalho. Não existe limite de tempo previsto para cada vídeo.

A Rádio-Web

Os programas da Rádio-Web, em sua maioria, seguem o estilo de rádio AM, sempre linkados com o que está em pauta na TV-Web. Uma das principais diferenças da Rádio-Web é que vamos explorar mais o contato com o público alvo, com a interatividade proporcionada pela internet.

Os programas seguem a divisão: da ITCP, das Cooperativas, os drops de políticas públicas e o educativo. Os dois primeiros são de atualização semanal, os drops são diários, enquanto o educativo apresentará e debaterá os vídeos disponíveis no acervo do portal.

Os programas da ITCP e das Cooperativas são no formato mesa-redonda, com apresentação de notícias e participações externas, com duração entre 10 e 20 minutos. O programa da ITCP inclui a rede de ITCPs e a fala de seus membros. Os programas das Cooperativas demandam a presença nas cooperativas para a criação da pauta e a participação dos cooperados.

Os drops têm atualização quase diária, podendo ser reutilizados nos dias seguintes, sempre abordando temas ligados às políticas públicas, cultura, utilidade pública, entre outros. O programa educativo é o espaço de debate e discussão sobre os vídeos disponíveis no acervo, previamente pautados, buscando a participação dos espectadores, dos alunos e dos professores. O programa também terá entrevistas com pessoas ligadas aos temas apresentados.