Fonte: http://jornaldaparaiba.globo.com/
Cerca de 300 artesãos paraibanos da região polarizada por Campina Grande serão beneficiados com o Espaço do Artesão. O projeto, que será apresentado no próximo dia 5, às 15 horas, no Teatro Rosil Cavalcanti, é uma iniciativa da Prefeitura de Campina Grande, através da Amde (Agência Municipal de Desenvolvimento) e Sede (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município). O Espaço do Artesão funcionará na Rua Almeida Barreto, nas proximidades da antiga empresa São Braz.
O prefeito Veneziano Vital ressaltou que o projeto fomentará o desenvolvimento da economia local com o advento de um espaço destinado à produção e comercialização do artesanato de Campina Grande. “Garantir aos artesãos direitos plenos à cidadania e conseqüente melhoria de vida são preocupações deste governo de Campina Grande, que abriga um dos pólos de artesanato do Es-tado da Paraíba”, enfatizou.
De acordo com a presidente da Amde, Socorro Ramalho, diversas ações da administração municipal têm sido pensadas e executadas através da Amde. Ela destaca que cerca de 300 artesãos serão beneficiados com este projeto, que visa a resultados sociais e econômicos satisfatórios. “Um dos segmentos da economia que mais crescem do ponto de vista da economia solidária é a produção do artesanato local”, frisou.
Os artesãos vêem essa iniciativa com muito entusiasmo, pois é um projeto que significa a valorização do profissional e da cultura local, ampliando o conhecimento técnico e profissional dos artesãos, além de divulgar o trabalho artesanal e promover a geração de emprego e renda. Para os beneficiados, um projeto desse caráter começa tarde, pois há mais de 20 anos que a classe esperava o reconhecimento e a valorização da arte produzida em Campina Grande e somente a atual administração municipal, do prefeito Veneziano Vital, com um ano e oito meses de governo, teve a sensibilidade de investir e acreditar no artesanato local.
Diante de um calendário turístico de eventos de grande porte, como o Maior São João do Mundo, Encontro para Nova Consciência e o Festival de Inverno, entre outros, Campina Grande é referência no turismo nacional pela diversidade e riqueza cultural. Paralelo a esses eventos, os artesãos poderão mostrar os seus trabalhos e terão o reconhecimento e a valorização da classe.