Fonte: Lycia Ribeiro (lyciaribeiro@uol.com.br)

O desenvolvimento sustentável e a economia solidária como forma de melhorar o mundo serão discutidos esta semana durante a 4ª Conferência Internacional Bawb Brasil, com a apresentação de 43 projetos dos nove estados nordestinos

Com moeda circulante local (Palmas) e cartão de crédito próprio (Palmas Card), o Banco Palmas surgiu em 1998 da necessidade de estimular a geração de emprego e renda no Conjunto Palmeira. Por meio de princípios da economia solidária (modelo de produção e venda com base no associativismo), a instituição promove acesso ao microcrédito entre os moradores do bairro e já beneficiou 1.400 famílias, com a criação de 1.200 postos de trabalho, além do aumento da concessão de crédito para 200 empreendimentos.

A experiência será apresentada como case na 4ª Conferência Internacional Bawb Brasil, que ocorre de quarta-feira a 1º de setembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec, no dia 30) e no Hotel Vila Galé. Além do Banco Palmas, outras 11 iniciativas de desenvolvimento sustentável adotadas por empresas e entidades cearenses serão apresentadas no evento, que trará ainda outros 31 projetos, sendo oito da Paraíba, seis de Pernambuco, quatro de Alagoas, três do Maranhão, três de Sergipe, três do Rio Grande do Norte, dois do Piauí e dois da Bahia.

O projeto do Banco Palmas será apresentado por Joaquim Melo, coordenador da iniciativa, que foi além da geração de emprego e renda, passando a atuar também na comercialização. Desta forma, tanto os produtores e comerciantes do bairro, como os próprios consumidores são estimulados a aceitar a moeda e o cartão de crédito locais. “A inovação do projeto está na criação de um sistema financeiro alternativo, com capacidade de atender os mais pobres”, diz Joaquim Melo. “A filosofia do banco é ser uma rede de solidariedade de produtores e consumidores”, acrescenta.

De fato, os empreendimentos locais fazem parte de uma rede, onde uns consomem produtos dos outros. “Hoje a Palma Fashion, que é uma empresa de confecção local, compra produtos de limpeza da Palma Limp. Esta, por sua vez, consome artigos da Palma Natus, que trabalha com produtos naturais, como sabonetes, por exemplo”, explica Sandra Magalhães, diretora executiva do Banco Palmas. Ela conta que a experiência do Banco Palmas está sendo levada a outros municípios, como Paracuru (Banco Par), Santana do Acaraú (Banco Santana), Palmácia (Banco Serrano) e Maranguape (Banco Bem).

O movimento Bawb (Business as Agent of World Benefit ou Negócios como Agentes para um Mundo Melhor) teve origem em 2001, nos Estados Unidos, após os atentados terroristas de 11 de setembro. A idéia é promover reflexões sobre a função dos negócios para o desenvolvimento social. No Brasil, a primeira edição foi em 2003, no Paraná. Este é o primeiro ano em que o evento acontece fora daquele Estado.