Fonte: http://www.informesergipe.com.br

Cooperativismo popular, economia solidária, analfabetismo funcional, foram alguns dos assuntos discutidos por estudantes do Instituto Luciano Barreto Junior na sexta-feira (25 de agosto). Os alunos da disciplina de informática saíram das salas de aula e foram a campo pesquisar sobre temas relacionados a mercado de trabalho, alcoolismo e analfabetismo. A atividade teve como objetivo aguçar o senso crítico dos jovens com relação aos temas propostos, incentivando o trabalho em equipe e colocando em prática os conteúdos apreendidos em sala de aula.

A metodologia utilizada envolveu, além da pesquisa de campo e na internet, palestras, teatro e apresentação em PowerPoint, o que garantiu a interdisciplinaridade do projeto. A instrutora de informática, Ana Paula Gomes, destaca o empenho dos alunos. “Eles buscaram o auxílio dos professores, com relação aos métodos de pesquisa, na revisão dos textos e interpretação das informações coletadas, mas o resultado final de cada grupo é mérito dos alunos”, diz.

A coordenadora do Projeto 1° Emprego em Sergipe, Simone Sobral, foi uma das palestrantes convidadas a falar sobre o mercado de trabalho no Estado. “É essencial que o jovem seja dinâmico para acompanhar o ritmo do mercado, e as empresas, por sua vez, devem contribuir mais ativamente para que esse processo de inserção seja efetivado”, explica.