Fonte: Grupo Colméias (colmeiasbrasil@yahoo.com.br)

Realmente estão sendo processadas mudanças estruturais no processo da venda do mel no Brasil. Aqui (e_solidaria) e noutras listas, pouco se tem falado, no fato do vem ocorrendo, já há algum tempo, na venda do mel nos municípios brasileiros. O Atual Governo Federal instituiu um programa denominado COMPRA DIRETA DA PRODUÇÃO que compra produtodos da agricultura familia. Produtos inatura ou produdos processados.

É uma lista imensa de possibilidades. Após realizar o cadastro, o produtor caracterizado como da agricultura familiar, pode realizar a entrega do seu produto e dias depois receberá em sua conta bancaria ou por ordem bancaria o valor pertinente ao seu produto. Cada produtor tem uma cota anual. Outro fato interessante desse programa do Governo Federal, operado nos municípios com participação social, é o fato de que todos os produtos são encaminhados para escolas publicas, hospitais, creches,…, onde a população carente frequenta. Nesse meio de produtos, vamos encontrar nosso MEL.

Centenas de apicultores tem sido beneficiado com esse processo de compra direta. Onde tenho acompanhado e tem funcionado corretamente, há participação social na definição dos produtos, dos produtores, do repasse dos recursos por produtor, do destino final do produto chegando ao publico alvo. Mas, quero lembrar que não foi tão facil colocar o mel nessa lista. Lembro que, como Rede Abelha, tivemos várias reuniões junto ao Governo Federal – Conab, Secretaria da Economia Solidária, Ministerio do Desenvolvimento Agrário,…, onde coloquei a necessidade da inclusão do Mel nesse programa.É claro que essa conquista não foi apenas da Rede Abelha, mas também porque outros segmentos sociais apresentaram proposições nessa direção. Bem como, que o programa ainda pode avançar. Temos que continuar mobilizando para que o programa atenda de fato a pequena produção da agriculta familiar e da economia solidária. É vigilância para que o programa cumpra sua metas, bem como, para que o programa continue nos proximos anos beneficiando mais apicultores e a nossa população. Então, ti pergunto, o que fazer para o programa melhorar e continuar?

Paulo Palhano Secretaria Executiva da Rede Abelha