Fonte: Gunther Aleksander (ohumanista@yahoo.com.br)

Nos dias 20, 21 e 22 de Outubro, na cidade de Quito-Equador, reuniremos pessoas e organizações de toda América, provenientes de distintas correntes ideológicas, culturais e espirituais para avançar na construção de um movimento social latino-americano, que impulsione o encontro dos povos e das organizações sociais, políticas e culturais.

Estaremos reunidos para impulsionar um movimento social que convoque a todas as organizações sensíveis à construção de um projeto de integração dos povos latino-americanos, que afirme a diversidade, a democracia real, os direitos humanos à saúde e à educação e avance para uma federação regional na qual o poder de decisão esteja nas localidades e não em um supra-estado regional controlado por interesses particulares.

A globalização econômica completou sua etapa de desarticulação e controle dos estados nacionais e agora avança para a formação de grandes blocos regionais. Estados Unidos, China, Europa e Índia, competirão pela hegemonía mundial. Simultaneamente a este fenômeno de estruturas econômicas em luta, avança o processo de mundialização, no qual o “humano” expressado em sua diversidade e multiplicidade busca coordenar-se para formar uma civilização planetária que supere a desigualdade social e o domínio do homem sobre o homem. Esta Nação Humana Universal é contrária a um império mundial e, desde o futuro, mobiliza ao espírito e a ação humana.

O processo de regionalização na América Latina poderá ser liderado por este movimento social latino-americano que pressionará por democracia real, direitos humanos e igualdade de oportunidades. Ou poderá ser liderado pelo poder econômico e financeiro apoiado pelos Estados Unidos que o levará em direção ao choque cultural, à ditadura do capital, à ameaça nuclear e ao desborde terrorista.

O Fórum Humanista Latino-americano tem seus antecedentes no 1º Fórum Mundial celebrado em Moscou em Outubro de 1993; que depois foi sucedido pelos fóruns de México, Janeiro de 1994; Santiago, Janeiro de 1995 e 1999; Buenos Aires, Novembro de 2002; São Paulo, Julho de 2003; San José de Costa Rica, Maio de 2004; Iquique, Setembro de 2004; Popayán (Colômbia), Fevereiro de 2005, Assunção, Março de 2005; León (Nicarágua), Novembro de 2005, e pelos fóruns nacionais, regionais, estaduais e municipais em todos os países da América Latina, preparatórios para o Fórum Regional de Quito no próximo mês de Outubro.

Nesta América ampla e diversa, nesta terra entre dois oceanos, coberta pelo sol, alentada pelo vento de suas costas, vales e montanhas, onde a América Central e o Caribe, os Andes, a Amazônia, a Pampa, os Lhanos, as Ilhas e seus Desertos são parte integrada, está nascendo um novo significado para entregar ao mundo, um novo povo que é formado por muitos povos e raças: A Nação Humana Universal.

José Salcedo V

Coordenação Fórum Latino-americano

www.fororegionallatinoamericano.org