Fonte: http://www.cidadeverde.com/noticia.asp?ID=32542

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) realizou no dia 25 de agosto, no auditório da Central de Artesanato Mestre Dezinho, o Primeiro Encontro de Capacitação do Economia Solidária, programa voltado para proporcionar geração de renda para mulheres chefes de família através de grupos de produção. Além de qualificação para produção de doces e salgados, corte e costura, também orienta sobre redes associativas.

Para a secretária Janaína Mapurunga, é importante que estas mulheres estejam aptas não só para a fabricação de produtos, mas que também sejam capazes de se organizarem com uma nova visão de gerenciamento de negócios. A beneficiária do Grupo de Sandálias do Economia Solidária, Rosa Maria Gonçalves, disse que as mulheres que hoje estão produzindo e levando renda para suas famílias, estavam em casa sem fazer nada e sem perspectiva de trabalho.

Serão capacitadas 5.000 mulheres em 60 municípios. Ao final da capacitação, cada grupo de 10 pessoas receberá materiais necessários para o início da produção no valor de R$ 5.000,00. A Sasc tem garantidos para o ano de 2006 uma verba total de R$ 1.060.000, que serão aplicados na fomentação do programa. A secretária disse que a assistência social do Governo do Estado tem implementado programas que dão autonomia às famílias, proporcionando a elas as condições para que possam produzir e gerar renda.

Atualmente, são beneficiadas pelo Programa Economia Solidária 2.430 mulheres chefes de família, em 85 municípios do Piauí. Elas fabricam produtos diversos, entre bolsas, sandálias, toalhas, rendas, bordados, tapetes, cortinas, sabonetes, cestarias, biscuit, biscoitos, tijolos ecológicos, doces, salgados, confecções, caixas para presentes, produtos de limpeza, confecções etc