Fonte: http://wscom.digivox.com.br/

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está realziando o projeto \’Feira Solidária\’, com uma exposição itinerante na Praça Venâncio Neiva, onde fica localizado o Pavilhão do Chá, no Centro da Capital.

A exposição conta com trabalhos de cerca de 30 artesãos, numa variedade de artigos que vai de boneca de pano ao artesanato talhado na madeira. A exposição ocorreu entre os dias 17 e 18 de agosto.

A \’Feira Solidária\’ já contabiliza um total de 120 exposições, desde a sua criação em março de 2005.

São 500 artesões que participam direta e indiretamente para o sucesso do projeto, que atualmente gera renda e emprego para pessoas distribuídas em 34 bairros da Grande João Pessoa. As próximas exposições acontecem no mês de setembro: nos dias 4 e 5 no Centro Administrativo Municipal (CAM) e nos dias 12 e 13 na Praça Pedro Américo.

Para Maria José dos Santos, artesã, 67 anos e moradora do bairro de Cruz das Armas, a chance de tirar o seu trabalho da garagem da sua casa e ganhar as ruas possibilitou o reconhecimento do seu valor artístico, além de ter conseguido aumentar a renda familiar. \”Tem sido muito bom, a gente não se sente esquecida.

Nosso trabalho ficava guardado, agora as pessoas sabem o que a gente faz e ainda coloco um dinheirinho a mais em casa,\” comemorou a artesã. Segundo Ronildo Monteiro, diretor de Trabalho e Economia Solidária, ligado à Sedes, as exposições são realizadas quatro vezes por mês, em locais e datas pré-determinadas e estabelecidas pelos próprios artesãos em reuniões que acontecem mensalmente no Centro Administrativo Municipal (CAM).

\”Executamos o projeto em cima da comercialização coletiva e solidária; todo material exposto é confeccionado pelos próprios artistas. As reuniões são necessárias para estabelecer metas e gerar um diálogo entre a Prefeitura e os artesãos\”, disse.

O artesão Luciano Rodrigues Ferreira, que trabalha a madeira com aplicações de sementes e conchas, se diz feliz com o projeto, principalmente porque a feira também acontece nas festas comemorativas ao longo do ano na cidade.

\”Este ano vendi bastante no São João e na Festa das Neves, a tenda ficou em um ótimo local. No ano passado eu tive que trabalhar o dobro e não consegui a mesma renda dese ano; estou feliz demais,\” finalizou.