Fonte: http://www.jornaldigital.com/

A partir desta terça-feira e até ao próximo sábado, Belo Horizonte acolhe o 5/o Festival Lixo e Cidadania, que tem como principais atracções Leci Brandão, Tom Zé e Velha Guarda da Portela e a cuja abertura assiste hoje a ministra brasileira do Meio Ambiente, Marina Silva. Promovido pela Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), em parceria com os Fóruns Nacional e Estadual de Lixo e Cidadania e a Rede de Economia Solidária, o certame discute a realidade socioeconómica e ambiental do Brasil.

Segundo uma nota informativa da organização, este ano tem como principais temas de discussão «a importância do destino correcto dos resíduos sólidos» e «a inclusão social dos catadores».

Em quatro edições, o Festival Lixo e Cidadania já reuniu mais de 50 mil participantes, propiciou o intercâmbio de experiências, apresentou alternativas de reaproveitamento de materiais recicláveis e discutiu as principais questões relacionadas com o meio ambiente.

Nesta edição, o certame promove mais espaços de integração e debate, realizando oficinas práticas e visitas monitorizadas. A programação inclui conferências, lançamentos de livros, exposições, feiras de produtos reciclados e um desfile de moda com roupas feitas a partir de materiais reaproveitáveis.

A sambista Leci Brandão, o baiano Tom Zé e a Velha Guarda da Portela são alguns dos convidados dos grupos mineiros Fidelidade Partidária, Zé da Guiomar e Dóris – Quinteto em Samba para os espectáculos agendados.

Haverá ainda intervenções cénicas com o grupo Karecoragem, formado por «catadores» de materiais recicláveis, e o Circo de Todo Mundo.