Fonte: Coonatura (coonatura@ig.com.br)

Seminário Nacional de Tecnologias Inovadoras para a Agricultura Familiar – foco em Biomineralização, nos dias 28 e 29 de agosto, em Porto Alegre (RS).

Esse Seminário está sendo organizado pelo Núcleo de Ecologia e Agriculturas da Guayí, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Comissão de Agricultura e Cooperativismo da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, do Núcelo de Economia Alternativa da UFRGS e da EMREDE.

Será formado por público convidado de aproximadamente 300 agricultores familiares, de 14 pólos (regiões mapeadas pela Guayí) do Estado do Rio Grande do Sul, que já estão ou trabalhando diretamente ou em processo de utilização e desenvolvimento de técnicas de biomineralização e rochagem em suas propriedades. Nos últimos tempos, os agricultores têm se dedicado a constantes encontros de capacitação e experimentação, com muitas trocas de experiências. Também é esperado um público externo de 200 pessoas, formado por estudantes, técnicos, estudiosos e interessados.

Temas que serão tratados nesse Seminário: A Pequena Mineração Sustentável e as Políticas Públicas, Fisiologia da Plantas e os Minerais; A qualidade biológica do alimento biomineralizado, A Rochagem num contexto popular; Projeto Xisto Betuminoso (Embrapa Pelotas); Origem das Rochas e dos Solos Brasileiros, Uso estratégico das farinhas de rocha na fertilização orgânica e testemunhos de diversas experiências regionais em Biomineralização.

Haverá também, durante o Seminário, feirinha de produtos biomineralizados e a exposição fotográfica “Pedra Viva”.

Para maiores informações: André de Oliveira, jornalista. Núcleo Ecologia e Agricultura da Guayí, telefones (51) 3212.7178 / FAX (51) 3212.7102