Fonte: Diário do Nordeste, por Miguel Portela

Desde 20 de julho, dez estilistas holandeses e outros dez brasileiros estão envolvidos com a comunidade do Conjunto Palmeiras em um intercâmbio de moda. O resultado pode ser conferido no próximo fim de semana em dois desfiles. A coleção, com cerca de 50 peças, será apresentada por modelos da comunidade no sábado no próprio Conjunto Palmeiras e no domingo no Centro Dragão do Mar. É o Palmas Fashion Week.

O objetivo do trabalho é capacitar as costureiras da grife Palma Fashion para melhorar a qualidade de produção para o mercado externo, dentro do contexto de comércio justo. “São duas coleções, uma com peças mais populares para atender o pessoal da comunidade e outra com peças para exportação”, explica Joaquim de Melo Neto, coordenador do Banco Palmas, que desde 1998 disponibiliza crédito para os empresas da comunidade, como a Palma Fashion.

Após os desfiles, as coleções ficarão à disposição das doze costureiras do projeto para que possam dar continuidade às confecções. Já as peças para exportação seguem para a Holanda, onde serão apresentadas em eventos, podendo gerar demanda para a venda de roupas para a Europa. As exposições e encomendas serão intermediadas pelo Instituto Strohalm, que trouxe os estilistas holandeses à Fortaleza. Já os brasileiros, alunos de Estilismo e Moda da UFC, continuam dando apoio ao projeto no próprio local.

Para Maricke Grondstra, estilista da Holanda, o projeto foi uma oportunidade de intercâmbio cultural e de linguagens da moda. “Foi um processo em que todos aprenderam”, resume. A proposta é ampliar a cadeia produtiva da modas em outras comunidades. A iniciativa conta também com o trabalho das organizações Banco Palmas, InStroDI, do Rio Grande do Sul, e Xplore, da Holanda.

ACADEMIA

No desfile no Dragão do Mar, será lançada a “Academia de Moda para a Periferia”, cujo intuito é levar capacitação e investimentos para iniciativas de produção comunitária de moda e confecções. A primeira turma inicia as aulas já na próxima segunda-feira, com 20 jovens.

SERVIÇO

Palmas Fashion Week. Os desfiles serão no sábado, em frente ao Banco Palmas (Av. Valparaíso, 698), e domingo, no Dragão do Mar (próximo ao palco sob a passarela), às 20h. Mais informações sobre os desfiles e a academia pelo fone 3250.8279.