Fonte: Gilmar Gomes (gilpoa2005@yahoo.com.br)

Organizações civis, sindicatos, movimentos sociais do campo e da cidade, indígenas e quilombolas realizarão, dia 16 de agosto, em Porto Alegre, o seminário “Deserto Verde: os impactos da monocultura do eucalipto para os povos”. O encontro ocorrerá no Salão de Atos da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). A expectativa é reunir mais de mil participantes de várias regiões do Estado.

O debate será sobre as conseqüências ambientais, econômicas e sociais que a expansão da monocultura do eucalipto e a instalação em massa das indústrias papeleiras estão provocando no Rio Grande do Sul. Dirce Suertegaray, pesquisadora da Ufrgs, ressalta o impacto sócio-ambiental que as monoculturas ocasionam no bioma Pampa. “As exóticas consomem muita água e degradam o solo, afugentando animais e comunidades locais”, explica. Os aspectos jurídicos e a cobertura da mídia sobre o assunto também serão discutidos.

O seminário ainda se propõe apontar, em conjunto, alternativas econômicas e ambientais ao cultivo do eucalipto, que é colocado hoje pelos governos como alternativa para o desenvolvimento regional. No entanto, as conseqüências para as populações locais são ignoradas. Somente no RS, Aracruz, Votorantim e Stora Enso já compraram, juntas, mais de 200 mil hectares para o plantio de exóticas.

Programação

9h – Os impactos sócio-econômicos e ambientais do Deserto Verde Expositores: Dirce Suertegaray (pesquisadora da Pós-graduação de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Francisco Milanez (Conselheiro da AGAPAN e secretário geral da ECOFUND, Fundação pelo Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável). Mediadora: Nalu Faria (Marcha Mundial de Mulheres)

11h – Os aspectos jurídicos e o papel da mídia na expansão do Deserto Verde Expositores: Domingos Silveira (Ministério Público Federal) e Pedrinho Guareschi (Escritor e professor da PUC/RS). Mediação: CUT/RS

13h30 – Apresentação do grupo teatral “Ói Nóis Aqui Traveiz”

14h30 – Testemunhos dos impactos do deserto verde na vida dos povos Expositores: representante de comunidade indígena do Espírito Santo, integrante de organização camponesa latino-americana e Via Campesina Brasil.

O seminário é promovido pela Via Campesina do Rio Grande do Sul, Núcleo de Economia Alternativa (Nea/Ufrgs), Pós-graduação da Geografia/ Ufrgs, Pró-Reitoria de Extensão (Prorext/Ufrgs), Marcha Mundial de Mulheres, CUT-RS, Federação dos Metalúrgicos/RS, Federação dos Sapateiros/RS, Federação dos Trabalhadores em Indústrias de Alimentação/RS, Cpers, Conselho Indigenista Missionário (Cimi/RS), Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Movimento Nacional de Direitos Humanos/RS, Profetas da Ecologia, Terra de Direitos, AGAPAN, CETAP, Diretório Central dos Estudantes (DCE/ Ufrgs), Diretório da Biologia (DAIB/Ufrgs), Grupo de Apoio à Reforma Agrária (GARA/Ufrgs), Centro Acadêmico do Direito do IPA, ATTAC/Poa, Núcleo de Ecojornalistas/ RS, Centro de Educação Popular (CAMP), CECA, CEBI/RS, Fian Brasil, Cáritas/RS, ESTEF, Congregação dos Capuchinhos/RS e as pastorais sociais Operária e Afro do RS.

Informações à imprensa

Christiane Campos: (51) 9697-1712 e Raquel Casiraghi: (51) 9635-6297

Gilmar Gomes (NEA/UFRGS) )51) 33164039 e 92762379