Fonte: Diário do Nordeste

Um shopping solidário, onde os pequenos empreendedores são convidados a desenvolver suas habilidades comerciais de forma mais disciplinada e inteligente, e ainda recebem empréstimos como alternativas de pagamentos de acordo com sua realidade econômica. A iniciativa já é uma realidade no Bom Jardim, na periferia de Fortaleza.

No sábado dia 12 de agosto foi inaugurado, no bairro, o Bom Mix, centro de compras voltado para a economia local e que prepara a população para abrir sua própria loja.

O empreendimento solidário é uma ação da Fundesol (Agência de Desenvolvimento Local e Sócio Economia Solidária), com o apoio da Região da Lombardia, da Associação Tempos Novos e da Fundação Caríplo, da Itália, e Cordaid (Holanda), além do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Banco do Nordeste do Brasil e do Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa.

Segundo William Moreno, coordenador do Bom Mix, o empreendimento é composto de dez lojas, com serviços de lan house, papelaria, conserto e venda de celulares, ótica, perfumaria, roupas, variedades, restaurantes e lanchonete. Há ainda um showroom solidário, dividido em vários boxes, onde os lojistas, escolhidos por meio de pesquisa das associações de bairro, oferecem seus serviços, numa preparação para, futuramente, terem sua própria loja.

No local funciona, ainda, a Fundesol, que administra o espaço e oferece microcrédito e qualificação para empreedodores solidários. De acordo com William, os empréstimos variam de R$ 300 a 3 mil reais, realizados em parceria com o Banco Popular do Brasil e Caixa Econômica Federal. Os recursos podem ser solicitados pelos empresários para abrir negócio ou pagar dívidas.