Fonte: http://www.paraiba.com.br/noticia.shtml?31981

O Seminário Internacional sobre microfinanças e desenvolvimento local que ocorreu entre os dias 31 de julho e 02 de agosto, teve no dia o2 com a palestra da doutoranda da Faculdade de Ciências Economias da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, Heloisa Primavera com o tema ‘Práticas de Economia Solidária: Clubes de Trocas, Economia Solidária e Desenvolvimento Local’. A palestra foi proferida às 16h, no auditório do Sebrae.

Heloísa Primavera abordará a importância dos Clubes de Trocas para a economia e o desenvolvimento de uma região ou cidade. Conceituados como estruturas regulares que possibilitam a troca de produtos, serviços e saberes sem o uso do dinheiro, os Clubes de Trocas existem em várias partes do mundo, tendo seu maior referencial na Argentina, onde surgiu em 1995, abrangendo cerca de 15 mil clubes no país, envolvendo uma população de 6 milhões de pessoas em um país com uma população de 14 milhões de pessoas considerados ativos na economia. No Brasil existem experiências do Clubes de Trocas no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e na região Nordeste a experiência intitulada Banco Palmas, em Fortaleza (CE).

Heloisa Primavera ressalta que existem cerca de 100 mil clubes de trocas ainda na Argentina e o decréscimo da atividade se deve à fragilidade que foi não associar os Clubes de Trocas ao Desenvolvimento Local. “Já existe uma percepção que os clubes de troca não devem permanecer isolados. Eles são parte da Economia Solidária como parte também da estratégia de Desenvolvimento local e política de estado” , disse.

Heloísa Primavera é doutoranda em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires e integrante do programa Alfabetização Econômica lançado na argentina em 2000 para multiplicar os Clubes de Trocas. E é integrante do projeto Colibri que atua com formação de promotores de desenvolvimento local integrado e sustentável para a América Latina.

O seminário é uma realização do Fórum Paraibano de Economia Solidária, Delegacia Regional do Trabalho (DRT/PB) e Centro Dom Hélder Câmara, com o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Prefeitura de João Pessoa, Cáritas Brasileira – Regional Nordeste 2 e Assembléia Legislativa. A coordenação do seminário está a cargo da Cáritas, DRT e Incubes/UFPB.