Fonte: http://www.brasilnordeste.com.br/

A 1ª Conferência Nacional de Economia Solidária, ocorrida entre os dias 26 e 29 de junho, em Brasília teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, no dia 27 de junho. A Conferência reuniu cerca de mil delegados de todo o país para discutir os avanços da economia solidária e a implementação de políticas para o setor.

A economia solidária tem se consolidado como importante alternativa de inclusão social para milhares de trabalhadores que buscam espaço no mercado. São mais de 15 mil empreendimentos, entre cooperativas, associações ou administração de empresas falidas, inserindo mais de 1,25 milhão de pessoas em atividades de produção de bens e prestação de serviços, consumo e crédito no país.

Durante o encontro, serão discutidos ainda temas como a autogestão de empresas por trabalhadores, microcrédito por meio de bancos comunitários, redes de produção solidárias e as organizações associativas e o cooperativismo para a construção de um modelo econômico de desenvolvimento sustentável, democrático e socialmente justo.