Fonte: Carlos Henrique (clubedetrocas@ig.com.br)

No processo de construção do movimento de trocas no Brasil e no Mundo, um dos obstáculos é a cultural de dependência do dinheiro oficial, sabemos que no enfrentamento para uma mudança de atitude, onde nosso objetivo não é de impedir que as pessoas ganhem dinheiro e sim de aumentar a qualidade de vida das pessoas usando como instrumento o uso das trocas.

O que o movimento de trocas esta conseguindo realizar no Brasil e no Mundo?

Clubes de trocas em varias cidades e estados do Brasil e sistemas de trocas em mais de 20 paises. Onde as pessoas trocam entre si produtos, serviços e saberes, de uma forma solidária, promovendo a auto ajuda, num sistema alternativo, que respeita as normas éticas e ecológicas e contribui para melhorar a qualidade de vida de todos os membros.

Espaços de feira de trocas solidárias e mercados de trocas solidárias nas feiras de economia solidária.

Aos pouco vem conseguindo despertar nos empreendimentos solidários as trocas de produtos, serviços e saberes, e como resultado deste trabalho de potencializar a economia utilizando-se das trocas foi mapeado neste ultimo levantado da economia solidária no Brasil, mais de 700 empreendimentos solidários que já estão praticando as trocas.

Bancos comunitários com uso de moeda social, onde o primeiro banco a utilizar moeda social é o Banco Palmas.

Divulgar o uso da moeda social como instrumento que potencializa a economia local.

Participação nos Fóruns Municipais, Estaduais e Nacional de Economia Solidária.

Contribui para satisfação de diversos tipos de necessidades de forma imediata.

Permite reconstruir o tecido social, num ambiente familiar, aonde as pessoas se relacionam de uma forma solidária e fraterna.

Recupera a auto estima dos membros.

Devolve o potencial produtor / consumidor perdido no processo de exclusão social.

Permite o desenvolvimento da criatividade e ao mesmo tempo o intercâmbio de saberes.

Promove gradualmente a geração de microempreendimentos.

Estas realizações acima é resultado do trabalho de muitas pessoas comprometidas com o movimento de trocas.

Onde estão estas pessoas, para que possamos identificá-las?

Elas estão em todos os movimentos sociais, MST, ONGs, Igrejas, partidos políticos, Governos Municipais, Estaduais e Federal, Universidades, Incubadoras de Cooperativas, empresas auto-gestionarias, associações, entidades de classe, sindicatos, clubes de trocas que acreditaram nas propostas do movimento das trocas.

Hoje encontramos em todos os lugares, pessoas com o compromisso de potencializar as trocas em sua organização, são vários os motivos para querer adotar o sistema de trocas, entre eles, já destacamos no texto acima, mas acrescentamos, caso venhamos juntos organizar uma rede de trocas entre empreendimentos solidários, onde os resultados são estes abaixo:

Pagamento de despesas com bens, serviços e saberes, sem desembolso em dinheiro.

Preservação do fluxo de caixa, porque as transações comerciais envolvem apenas trocas de produtos, serviços e saberes.

Aumento da rede de clientes devido à maior exposição dos produtos, serviços e saberes entre os associados.

Utilização da capacidade ociosa para realizar as trocas de produtos, serviços e saberes sem prejuízo para as negociações em dinheiro. (Todo empreendimento solidário ou pessoa física possuem um período de tempo que não é preenchido por falta de consumidores com Reais, para adquirir seus produtos, serviços e saberes que estão necessitando. Estes consumidores não deixam de necessitar só porque não tem dinheiro, apenas não tem dinheiro para consumir. Nossa proposta é que seja realizado ofertas produtos, serviços e saberes, por produtos, serviços e saberes que necessitem).

Quem desejar ajudar este movimento de trocas, já pode iniciar em sua organização. No movimento de trocas não existe dono, não é necessário pedir permissão para iniciar uma troca, a única coisa que solicitamos é que divulguem as trocas realizadas, quanto mais pessoas e empreendimentos solidários estiverem praticando as trocas, mais pessoas serão beneficiadas por este modelo econômico que existe desde o inicio da humanidade.

Para quem ainda não sabe, quando o dinheiro foi inventado, seu objetivo principal era de facilitar as trocas de produtos, serviços e saberes, no Brasil o dinheiro ou moeda oficial é o Real.

Hoje fazemos a seguinte pergunta:

O Dinheiro esta cumprindo sua função inicial?

Se você e seu empreendimento solidário não têm dinheiro e compreendeu a função do dinheiro, já sabe o que fazer.

Para maiores informações sobre o movimento de trocas no Brasil, de como participar e ajudar o movimento de trocas a crescer no Brasil, é só escrever para: clubedetrocas@ig.com.br.

Todos e-mails recebidos serão repassados para o gruponacionaldetrocas.