Fonte: http://www.noticiasdoplanalto.net

O debate sobre a produção de alimentos não deve se restringir ao campo. Esta é a convicção de muitos movimentos sociais que lutam por reforma agrária e por melhores condições para a agricultura saudável. É por isso que a cidade está sendo chamada para participar e debater junto aos camponeses, agrônomos, pesquisadores e ecologistas, a construção de um novo projeto para a produção de alimentos. É a 5a Jornada de Agroecologia, que começa nesta quarta-feira (07) e termina no domingo (11), em Cascavel (PR). A atividade pretende reunir mais de cinco mil pessoas.

Para Celso Ribeiro Barbosa, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), organização que participa da atividade, cerca de mil pessoas da cidade devem participar dos debates da Jornada.

“Nós compreendemos que tem que ser uma aliança campo e cidade. Para nós, aqui na região oeste (PR), em Cascavel, a sociedade participando das plenárias, significa que estamos trazendo o debate da agroecologia, sobre sua importância, para a cidade. Para assim, fazermos o debate da produção dos alimentos saudáveis”.

Nesta quarta-feira (07/06), acontece a abertura da jornada com a Marcha pela Biodiversidade e Agroecologia, que vai do centro de convenções de cascavel – ponto central dos debates – até a Igreja Matriz da cidade. Entre as palestras, João Pedro Stedile, integrante do MST, fala sobre “O projeto das transnacionais para dominar a agricultura no mundo”.