Há um mês atrás, no processo de busca de possibilidades de financiamento para o projeto de fortalecimento do FBES e dos Fóruns Estaduais, entrei em contato com Nancy Neamtan, presidente do Canteiro de Economia Social do Québec, pedindo sugestões de caminhos possíveis. A razão de entrar em contato com o Canteiro é que há algumas semelhanças muito fortes entre este e o FBES: ambos são espaços de articulação entre atores muito variados do campo da economia solidária. Qual não foi nossa surpresa quando Nancy entrou em contato no dia seguinte arrumando um pretexto para que eu fosse para lá na busca de contatos no Canadá: fazer uma fala apresentando o FBES num colóquio universitário de reflexão sobre Empreendimentos Coletivos, dentro do 74. Congresso da ACFAS – Associação Francofônica pelo Saber.

O pessoal do Canteiro, em parceria com Yvon Poirier (do GESQ – Grupo de Economia Solidária do Québec, que articula vários parceiros para as relações internacionais, e tem assento na Comissão de Administração da RIPESS), organizou toda uma agenda de visitas, tanto para um intercâmbio de experiências entre FBES e as iniciativas e políticas de economia solidária do Québec, quanto para visitas a potenciais agências financiadoras, incluindo a ACDI, a agência de cooperação internacional do Canadá.

Há muito o que contar desta viagem. Espero terminar logo um relatório completo para contar em detalhes sobre cada uma das visitas e reuniões realizadas. Posso adiantar aqui 2 ótimos resultados:

  1. Consolidamos uma parceria com o Canteiro Québec, articulados com a Agência de Cooperação Internacional Alternatives (www.alternatives.ca), para juntos tentarmos aprovar o projeto, já mais ampliado para ações mais estratégicas de consolidação da Economia Solidária de 3 anos, junto ao governo canadense (ACDI). Esta parceria deve provavelmente envolver outros atores do Canadá, como o GESQ, a CSN (central sindical do Canadá) e a Rede Canadense de Desenvolvimento Econômico e Comunitário. Em outras palavras, a partir de agora, estamos em parceria concreta com atores de economia solidária no Canadá, com os quais buscaremos construir o projeto e nos aproximar do governo canadense na busca de recursos. Infelizmente, o processo é lento, e só deve dar resultados (se tivermos sorte) em 2008.
  2. Mas antes disso, a perspectiva é já realizarmos trocas de experiências entre FBES e Canteiro / Alternatives ao longo deste ano e no ano que vem, incluindo a realização de um seminário internacional aqui no Brasil, talvez em março de 2007.
  3. O FBES também foi convidado a participar da ARUC-ÉS (Aliança de Pesquisa Universidade-Comunidade sobre Economia Social) enquanto movimento social, do Brasil.

Mais detalhes serão apresentados no relatório que está em elaboração. Para concluir, posso adiantar que outro ganho além das perspectivas de relações interessantes foi um realimentar de idéias profundas sobre o nosso movimento e sobre o que queremos pensando em médio-longo prazo. Espero em breve escrever algumas reflexões e idéias que surgiram a esse respeito também, que espero possam servir como forma de contribuir um pouco e de partilhar, é claro!