A I Conferência de Economia Solidária da Microrregião de Juiz de Fora aconteceu dia 5 de maio, no anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE). O evento foi organizado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da UFJF, Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Sindicato dos Metalúrgicos e Rede de Empreendimentos Solidários de Juiz de Fora e Região (Resjuf).

De acordo com Coordenadora de Formação de Empreendimentos da Microrregião, Redes e Fóruns da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sedetec)/Intecoop, Juliana Macário de Oliveira, a conferência vai reunir, pela primeira vez em Juiz de Fora, gestores, as entidades de apoio e assessoria à economia solidária, a sociedade civil e empreendimentos solidários. Ela explica que a economia solidária consiste nas diversas iniciativas de organizações de trabalhadores em gerar renda a partir de seu trabalho. ?A Intecoop presta apoio, como gestão e trabalhos jurídicos, junto às pessoas que querem se organizar, desde a constituição do trabalho até caminharem sozinhas?, informa.

Na conferência, foram eleitos 52 delegados para participaram da conferência regional de economia solidária nos dias 12 e 13 deste mesmo mês, em Santos Dumont. O critério para a eleição dos delegados deve seguir as orientações do edital da I Conferência Nacional de Economia Solidária, que foram as seguintes: 25% representantes do poder público municipal; 25% representantes de entidades de assessoria e sociedade civil organizada e; 50% representantes de cada empreendimento econômico solidário do município.

O evento foi aberto à comunidade.