Cooperbio e Biopampa implantam programa de biocombustível com a Petrobrás

O Protocolo de Kyoto, promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) e que entrou em vigor em 2005, estabelece que cada país deve substituir até 2012, 5% do combustível de petróleo por combustível limpo, que venha de biocombustíveis, como forma de reduzir os problemas causados pelo ?aquecimento global? sobre a vida na terra. Nesse sentido, o Brasil pode tornar-se o maior produtor de biocombustível mundial, por suas condições de solo, água e território que possibilitam a produção de alimentos e de energia, o que não ocorre na Europa, por exemplo, que há 10 anos produz através de uma única monocultura e não apresenta condições de produção combinada.

A partir deste cenário, os movimentos sociais organizam-se com a Cooperbio (Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil Ltda), no norte do Estado, e a Biopampa (Cooperativa de Biocombustíveis da Região do Pampa Gaúcho), no Sul. Para Romário Rossetto, presidente da Cooperbio, ?a idéia das cooperativas é de que o biodiesel seja do povo brasileiro, e que o camponês participe de toda a cadeia que envolve essa produção?. E mercado para a produção de biodiesel brasileiro aumenta cada vaz mais. Rossetto conta que o Japão, por exemplo, vai introduzir 3% de álcool na gasolina e só para atender esta demanda o Brasil precisa de 12 mil há de cana.

Nos dias 26 e 27 de maio será assinado o Memorando de Intenções e Plano de Trabalho para a implantação do Programa de Biocombustíveis.

O Memorando e o Plano de Trabalho referem-se à Implantação de Complexo Industrial para Produção de Biodiesel e Álcool combustível, envolvendo 50 mil famílias de pequenos agricultores em 106 municípios da região noroeste e sul do Rio Grande do Sul, com o objetivo de produzir 180 milhões de litros de biodiesel ano.

O estudo técnico do projeto está em andamento há mais de um ano e meio, envolvendo Cooperbio, Biopampa e a Petrobrás, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Eletrosul, da Embrapa Clima Temperado, da Emater e do Instituto do Sol. Participarão da solenidade, o Ministro do Desenvolvimento Agrário Sr. Guilherme Cassel; o Ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Sr. Tarso Genro; o Diretor de Gás e Energia da Petrobrás, o Sr. Ildo Sauer e o Gerente Executivo de Energia Renovável da Petrobrás, Sr. Mozart Schimitt de Queiroz, autoridades regionais, lideranças políticas e representantes dos movimentos sociais.

COOPERBIO Data: 26 de maio de 2006 Horário: 14:30 horas Local: Centro de Cultura Mozart Pereira Soares – Rua Gen. Osório – Centro – Palmeira das Missões

BIOPAMPA Data: 27 de maio de 2006 Horário: 11 horas Local: Auditório da Escola Estadual Carlos Kluwe Rua Tupi Silveira, 1436 – Bagé – RS