Fonte: Cáritas Brasileira (caritas@caritasbrasileira.org)

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se encontrou com integrantes da Via Campesina – entidade que reúne organizações internacionais do campo – e com a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) em um ato político em Curitiba, Paraná, no último dia 20 de abril. O principal objetivo da atividade foi lançar o “Manifesto das Américas – Em defesa da natureza e da diversidade biológica e cultural”. O documento denuncia o atual sistema econômico como responsável pela exploração dos recursos naturais, incentivando o bem-estar social para uma parcela da população e excluindo a maior parte da humanidade.

O presidente falou para cerca de dois mil militantes sobre a importância do Manifesto e ressaltou que o desenvolvimento que está em curso está destruindo o planeta. Para Chávez, “o único caminho para salvar este mundo é acabar com o capitalismo e com o império dos Estados Unidos”. Falou ainda que é necessário manter a unidade da América Latina e que o povo do Brasil tem uma participação fundamental nesta integração.

Participaram da atividade, o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), o membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, e a sambista Beth Carvalho. Chávez está no Brasil com o objetivo de firmar acordos em áreas estratégicas com o governo do Paraná, envolvendo recursos que devem chegar num investimento de até US$ 300 milhões.