Fonte: Teresa (teresarl@terra.com.br)

A Cooperativa de Comércio Justo e Consumo Consciente, localizada em Porto Alegre/ RS, realizou a primeira compra piloto e estará realizando a segunda na semana que entra.

São produtos da economia solidária e a novidade: também começam a participar prossumidores – como a Mariana, que produz alfajores na Zona Norte de Porto Alegre, já estará fornecendo alfajores para a Cooperativa nesta segunda compra!

Pode participar da compra mesmo quem não é sócio, para conhecer.

Manifesto de Fundação da Cooperativa de Comércio Justo e Consciente GIRASSOL

A cooperativa é um empreendimento de economia solidária que objetiva constituir, junto a seus associados e colaboradores, uma rede de consumo, que possibilite a aquisição de produtos provenientes de grupos e de organizações de trabalhadoras e trabalhadores que têm na sua produção o seu meio de vida, gerando assim oportunidades para o exercício de um consumo ético e consciente por parte de seus cooperados; a cooperativa se propõe também a comercialização destes produtos em outros setores do mercado que não aqueles ligados a redes de consumo solidário.

Com isto, o propósito da Cooperativa Girassol é o de estabelecer um novo canal de acesso ao mercado para os produtores urbanos e rurais, ligados a empreendimentos autogestionários, à agricultura e agroindústria familiar e à agroecologia, buscando o fortalecimento desses empreendimentos e potencializando suas produções. A cooperativa se estabelece a partir da valorização da relação entre cooperados e fornecedores, através da constituição de parcerias pautadas na promoção de princípios e de interesses comuns.

Assim, a Cooperativa Girassol nasce baseada em uma outra visão de economia, na qual a organização do trabalho está a serviço do ser humano e da vida e não do capital, que acumula concentra e exclui.

A cooperativa afirma os valores da ética, da solidariedade, da democracia e autogestão, da construção coletiva, da transparência, da igualdade de direitos entre gêneros, da valorização do meio ambiente e do compromisso social, estando ao lado de movimentos, organizações e militantes sociais que lutam para transformar o Brasil num país melhor e mais justo para todas e todos.

Nosso empreendimento está a serviço de um consumo crítico – ético e solidário e do comércio justo, no qual o produto não se caracteriza como uma mera mercadoria. A concepção de produção, comercialização e consumo, para nós, incorpora valores e princípios comprometidos com a ética, a natureza, a solidariedade, a saúde, a não exploração do trabalho e a eqüidade, ao que chamamos aqui de desenvolvimento sustentável. A atividade econômica deve ter como objetivos a valorização do produtor e do consumidor, a não exploração do homem da natureza, a inclusão social e o respeito aos eco-sistemas e à diversidade étnica e cultural da produção. Em especial, a Cooperativa Girassol defenderá a produção agroecológica e ações contrárias à transgenia.

Nessa perspectiva, um dos compromissos basilares de nosso empreendimento é contribuir para a formação de consumidores responsáveis, que passarão a organizar o seu abastecimento pessoal e familiar a partir de parâmetros para além do viés econômico ou daqueles ditados pela lógica perversa da sociedade de consumo massivo em que vivemos. Com isso, estamos certos de que caminhamos em direção ao fortalecimento das bases de uma outra economia, fundamentada nos princípios e valores da ética e da solidariedade.

Estamos empenhados para constituição de parcerias solidárias com nossos fornecedores. O estímulo ao exercício do comércio justo deverá contribuir para o aprimoramento das práticas produtivas e para a elevação da qualidade dos produtos. As relações entre cooperativa, produtores e consumidores deverão ser orientadas pela lógica da lógica da cooperação, do crescimento coletivo e do desenvolvimento local em um caminho pela sustentabilidade, em detrimento da lógica da competitividade, da concentração e mundialização do capital.

Em sua organização interna, a Cooperativa Girassol garantirá a todas e todos os cooperados o direito à participação democrática nos processos de decisão e de construção coletiva e a franca liberdade de opinião e de expressão.