Fonte: Rita de Cássia Andrade Martins (rita.martins@saude.gov.br)

O Grupo de Trabalho Interministerial Saúde Mental e Economia Solidária, criado pela Portaria 353/05, concluiu seus trabalhos, e fez entrega do relatório final aconteceu no último dia 28 de março, em Brasília.

Na mesa de abertura da atividade em foi entregue o relatório, contamos com a presença do prof. Paul Singer, representando a Secretaria Nacional de Economia Solidária (MTE), dos Secretários de Direitos Humanos (MJ), Mário Mamede, e de Assistência Social (MDS), Osvaldo Russo, do Coordenador Geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado e de Jorge Pacheco, representante dos usuários no GT Interministerial.

Concluímos, portanto, a primeira etapa do programa de inclusão social pelo trabalho que, conjuntamente com outras ações, tem papel relevante no processo de reforma psiquiátrica em nosso país.

Na ocasião, teve início o curso da “I Turma Nacional de Formação em Economia Solidária e Saúde Mental”, proposta do GT que o Ministério da Saúde e a SENAES/MTE promoveram, com gestores municipais da saúde mental escolhidos segundo critérios do GT, abrangendo todas as regiões do país.

Acesse o Relatório Final do GTI (www.saude.gov.br/sas/mental)