Fonte: Ary Guarilha (rhguarilha@uol.com.br)

Por: Comitê de Seguimento da Rede Ibero-americana de Integração de Cooperativas e Organizações de Produção Social no Marco da ALBA, Oficina de Cooperação Nacional e Internacional (OCNI) Ministério para a Economia Popular – Venezuela (MINEP)

Como resultado do 1o. Encontro de Cooperativas Ibero-americano, entre os dias 29/11 e 02/12/2005, se realizou uma reunião em Caracas no mês de janeiro para retomar as conclusões das mesas de trabalho e organizá-las em cronogramas de atividades. Nestas jornadas se contou com a presença de companheiros da Red Alternativa de Economía Solidaria (Espanha), das cooperativas Nicaraocoop (Nicarágua), Asociación Tecuilcan (Nicarágua), FENAVIP e CREAR Cooperativa (Colômbia), Hotel Bauen (Argentina), FBES (Brasil), Minga Social (Equador), Núcleo de Desarrollo Endógeno La Elvira (Venezuela), Lanzea (Venezuela) e Amalivacá (Venezuela).

A necessidade de conformar uma rede de organizacões da economia social foi um denominador comum nas mesas de trabalho; as organizações presentes nestas jornadas acordaram dar início a Rede, para que pudesse articular todas as propostas que emergiram do Encontro. Assim se constituiu Rede Ibero-americana de Integração de Cooperativas e Organizações de Produção Social no Marco da ALBA.

A Rede se organiza en sete setores – agrícola; turismo; hábitação e vivenda; finanças solidárias; formação; comunicação e têxtil. Para promover a Rede e facilitar os vínculos de comunicação, se formou um comitê de seguimento no qual participam atualmente ls organizações anteriormente mencionadas. Está prevista a realização de um Segundo Encontro de Cooperativas para o mês de outubro,na Nicarágua, quando se deverá eleger um novo comitê de seguimento.

Durante o Forum Social Mundial realizado em Caracas, o comitÊ de seguimento realizou uma apresentação sobre as conclusões do lo. Encontro e a criação da Rede. Aproximadamente 30 organizações iberoamericanas manifestarão seu interesse de tomar parte da Rede, solicitando formalmente sua inscrição à Rede.

Para que todas as organizações que participaram do encontro possam integrar-se nesse processo, podem ser acessados os seguintes documentos:

Consideramos de suma importância que as organizações em geral, assumam o papel de discutir regionalmente as propostas, realizar recomendações, observações e desenvolver, no caso de que se adsubscrevam as mesmas, mecanismos locais de integração e execução dos acordos.

Para facilitar a socialização das informações, criamos um grupo virtual com participação de todos que já se inscreveram na Rede e/ou que estivieron no 1o. Encontro de Cooperativas. Esta ferramenta será provisória, caso não se concretize a proposta do Setor de comunicação para a criação de um portal web da Rede, como mecanismo efetivo de fluxo permanente de informação. Brevemente estaremos enviando o convite para a inscrição no Grupo Virtual.

Todos os documentos encontram-se em: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=cat_view&gid=340&Itemid=18