Fonte: caritas@caritasbrasileira.org

Além das mobilizações nacionais, como o 3º Acampamento Terra Livre, realizado no início de abril em Brasília, reunindo mais de 500 lideranças indígenas de 84 povos, estão programadas para este mês inúmeras atividades e mobilizações por todo o país. São encontros, debates, visitas a escolas, apresentações culturais, exposições fotográficas e de vídeo, audiências públicas, acampamentos e manifestações para discutir as principais reivindicações e lutas dos povos indígenas.

Na Bahia, na terra indígena Pataxó, onde a comunidade luta pela demarcação de suas terras tradicionais e enfrenta multinacionais como a Veracel Celulose, entre os dias 21 a 23 haverá visitas monitoradas, oficinas, apresentações de dança e culinária indígena.

No Pará, na comunidade de Ananindêua, entre 19 e 21, a Comissão Pastoral da Terra organiza o seminário "O agronegócio e o avanço da soja, mineração e pecuária na Amazônia", no Centro de Cultura Pio X. Haverá ainda atividades em Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), em Tefé (AM), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) etc. Confira no site www.caritasbrasileira.org a programação completa das atividades dos povos indígenas para o mês de abril.