Fonte: caritas@caritasbrasileira.org

A Cáritas Brasileira promoveu, entre os dias 27 a 30 de março, o II Intercâmbio Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Solidário, com o tema Comercialização e Consumo Solidário, em Eugenópolis, na zona da mata mineira. Participaram do encontro representantes de todos os regionais da Cáritas, além de produtores e produtoras da Economia Popular Solidária (EPS). Foram apresentadas experiências de trabalho com agroecologia, feiras livres e estratégias de comercialização, com visitas a quatro municípios da região. Uma das experiências bem sucedidas é a da Associação de Pequenos Agricultores de Tombos (MG), que desde 1989 produz coletivamente derivados de cana-de-açúcar (cachaça, rapadura, açúcar mascavo etc) e derivados de leite (iogurte, queijos etc).

Segundo o assessor de Economia Popular Solidária da Cáritas Minas Gerais, Rodrigo Pires, o encontro teve como objetivo reforçar a campanha do consumo solidário. “Os produtos da agroecologia, por exemplo, são seguros e saudáveis para o consumo, já que não se utiliza agrotóxico”. Ele ressalta que o consumo de produtos da Economia Solidária fortalece a organização popular e a produção coletiva. “Estamos construindo uma nova economia, que não é a das multinacionais, mas uma economia que parte dos projetos comunitários e da organização dos excluídos e excluídas”, avalia.

Assessores de diversas organizações – entre elas o Fórum Brasileiro de Economia Popular Solidária e a Faces Brasil – participaram dos debates a respeito dos desafios e alternativas de comercialização dos produtos da EPS.

Durante o encontro, foi lançada uma cartilha resgatando os 25 anos de atuação da Cáritas em Economia Popular Solidária.