Fonte: Fórum Estadual de Economia Solidária/ Espírito Santo (vanchesqui@click21.com.br)

Realizado nos dias 11 e 12 de março último, o 5º Encontro Nacional de Fé e Política reuniu cerca de 4 mil pessoas, no ginásio Álvares Cabral, em Vitória. Uma das 20 Plenárias Temáticas que aconteceram durante o encontro foi sobre Economia Solidária e Cooperativismo e contou com a participação de 200 pessoas de várias localidades do Espírito Santo e de outros estados.

A plenária foi realizada na Comunidade Bom Pastor, em Campo Grande, Cariacica, e teve como palestrantes os coordenadores do Fórum Estadual de Economia Solidária (Feps), Elizabeth Regina Lopes e Fábio Frigerio.

As experiências de empreendimentos solidários foram relatadas por Maria Antonia Lucas Moura, do Centro de Capacitação Pro?ssional (Cecap), Leonora Laboissière Mol, do Banco Bem, e Cristina Puppim, do Movive, que destacou o Bazar Social como experiência de comércio justo.

A plenária sobre Economia Solidária contribuiu, de forma signi?cativa, para a troca de informações e o entendimento de que é possível se pensar uma outra forma de economia, em que o ser humano seja prioridade.

Abertura do encontro

A geração de renda numa perspectiva solidária foi abordada na abertura do encontro, pelo bispo de Floresta (sertão de Pernambuco), Dom Adriano Ciocca.

Ele destacou que a grande investida na região de Floresta "é a geração de renda", a?rmando que na medida em que a pessoa tem autonomia econômica, tem mais liberdade para escolher quem vai governar.

Participaram do Encontro Nacional de Fé e Política lideranças das igrejas católicas e evangélicas, entre outros grupos religiosos; representantes de movimentos populares e ONGs. O tema central do encontro, "Profetismo no Exercício do Poder", foi debatido pelo Professor Pedro Ribeiro, da Universidade Católica de Brasília; o bispo de Floresta (PE), Dom Adriano Ciocca; o deputado estadual Cláudio Vereza (PT-ES) e a Secretária de Educação de Vitória, Marlene Cararo.