Fonte: Boletim Internacional de Desenvolvimento Local Sustentável, no. 27 (frbotelho@mail.telepac.pt)

Resumo de Martine Theveniaut

Fórum Social Mundial Policêntrico de Bamako

Resulta da experiência de 5 anos de convergências e de resistência mundial ao neo-liberalismo, trabalhada no quadro dos Fóruns Sociais Mundiais, temáticos, continentais e nacionais e da Assembleia dos movimentos sociais. São eles os seus principais autores. Esta Declaração, preparada por ocasião do 50º aniversário de Bandung, na égide do Fórum Social Mundial Policêntrico que teve lugar em Bamako, é o desabrochar de uma tomada de consciência. É concebida em torno de grandes temas e afirma a vontade de construir:

O internacionalismo dos povos do Sul e do Norte face às agressões provocadas pela ditadura dos mercados financeiros e pela deslocalização mundializada e descontrolada das multinacionais;

A solidariedade dos povos da Ásia, da África, da Europa e das Américas face aos desafios do desenvolvimento do século XXI;

Um consenso político, económico e cultural alternativo à globalização neo-liberal e militarizada e à hegemonia dos Estados Unidos e dos seus aliados.

Enuncia os 8 princípios directores dum desenvolvimento diferente, fundado no equilíbrio das sociedades e na abolição de todas as formas de exploração (classe, género, raça ou casta). Com uma estratégia que se apoia na longa tradição da resistência popular e que tem em linha de conta os pequenos passos indispensáveis à vida quotidiana das vítimas. Propõe objectivos para além do imediato, a longo termo, porque para passar da consciência colectiva à construção de actores colectivos, populares, múltiplos e multipolares, é necessário identificar os temas precisos para definir estratégias e propostas concretas. Propõem-se dez temas, fortemente ligados : a organização política e a globalização ; a organização económica do sistema mundial ; o futuro das sociedades rurais ; a construção de uma frente unida dos trabalhadores ; as regionalizações ao serviço dos povos ; a gestão democrática das sociedades ; a igualdade dos sexos ; a gestão dos recursos dos planetas ; a gestão democrática dos media e a diversidade cultural ; a democratização das organizações internacionais.

A Declaração de Bamako é um convite a todas as organizações de luta, representativas de vastas maiorias de classes trabalhadoras e excluídos do sistema capitalista neo-liberal, bem como a todas as pessoas e forças políticas que adiram aos seus princípios, para trabalharem juntos na concretização efectiva destes objectivos.

Texto completo (cerca de 20 páginas) disponível por pedido.